Protótipo da Toyota para quem sofre de mobilidade reduzida
Toyota Concept i-Ride e i-Walk
A Toyota vai apresentar no Salão de Tóquio 2 novos protótipos que reflectem a visão da marca sobre a mobilidade do futuro, o Concept i-Ride e Concept i-Walk. Os 2 veículos, juntamente com o quatro lugares Concept-i, apresentado em Janeiro nos EUA, completam a série Concept-i.
O Concept i-Ride é um micro veículo de 2 lugares perfeito para cidades populosas, visionado enquanto opção para aqueles que sofrem de mobilidade reduzida. As suas portas de abertura vertical facilitam o carregamento e descarregamento de cadeiras de rodas e é conduzido por manípulos em vez de pedais.
O Concept i-Walk é uma espécie de Segway de 3 rodas, ideal para uma pessoa movimentar-se por zonas pedonais.
Ambos os veículos são totalmente eléctricos e demonstram um grande potencial para serem utilizados em modelos de mobilidade partilhada (carsharing). O Concept i-Ride tem uma autonomia entre 100 a 150 km e o i-Walk consegue percorrer 20 km numa única carga.
A série Concept-i está equipada com inteligência artificial e capacidade de condução autónoma. Segundo a Toyota, estas tecnologias começarão a ser testadas em estradas japonesas por volta de 2020. O ênfase é colocado num sistema de inteligência artificial que é capaz de aprender os hábitos e comportamentos do condutor de forma a fazer sugestões e melhor proteger os ocupantes. Por exemplo, ao monitorizar os movimentos oculares, expressões faciais e gestos do condutor, o sistema tenta prever se o sujeito está a ficar irritado ou ensonado.
Já existem sistemas capazes de reconhecer fatiga e irritação a posteriori, mas para a Toyota isso não é aceitável, a marca nipónica quer desenvolver um sistema capaz de prever qual será o estado mental do condutor antes de este ocorrer. A Toyota já demonstrou que é possível desenvolver inteligência artificial capaz de prever tristeza por parte condutor e consequentemente começar a tocar uma das suas músicas favoritas para tentar animá-lo.
Segundo a Toyota, a série Concept-i pretende ser um carro “amado” numa mobilidade futura orientada pela ideia “mais que uma máquina, um parceiro que percebe o condutor e evolui com ele.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários