Pirelli regista múltiplos recordes por ano no Nürburgring Nordschleife
PIRELLI DISTINGUE  OS MELHORES FORNECEDORES GLOBAIS EM EXCELÊNCIA, SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E INOVAÇÃO

Prince Gyasi é o fotógrafo do calendário Pirelli 2024

By on 5 Julho, 2023

Prince Gyasi, artista visual autodidata do Gana, assinará o Calendário Pirelli de 2024, marcando a 50.ª edição do almanaque. O seu trabalho colorido tem raízes na juventude, quando, com apenas 16 anos, fotografava com o seu telemóvel. Os seus trabalhos atuais centram-se principalmente no retrato da sua cidade natal, Accra, particularmente nos seus bairros mais pobres.

Sobre a missão de dirigir a versão de 2024 do Calendário Pirelli, Gyasi deixou as seguintes palavras: “Sinto-me honrado por a Pirelli me ter dado a oportunidade de expressar os meus pensamentos, sentimentos e emoções na 50.ª edição do The Call. Ser o primeiro africano e o primeiro artista negro a assinar o calendário deu-me a oportunidade de destacar algumas das pessoas que me inspiraram durante os meus anos de criança e depois como adulto. A representação da cultura é muito importante para mim, então, pela primeira vez na história do Calendário, decidi que parte do projeto decorrerá no meu país, o Gana”.

Em nome da Pirelli, o vice-presidente executivo e CEO da empresa, Marco Tronchetti Provera, comentou o seguinte: “A Pirelli sempre esteve atenta à linguagem da fotografia e à sua evolução. Vemos nas imagens do jovem artista Prince Gyasi uma nova linguagem que transmite uma energia positiva e mensagens poderosas, que também se dirigem às novas gerações. As suas obras apresentam uma estética original e são uma viagem rumo à cor, num universo de características únicas”.

BIOGRAFIA DE PRINCE GYASI

Prince Gyasi (1995, Accra, Gana) é um artista visual autodidata que começou no mundo da fotografia aos 16 anos com um smartphone.

O trabalho de Gyasi é profundamente pessoal e focado na comunidade, oferecendo aos espetadores um desafio às noções narrativas ocidentais da África. Depois de derrubar as regras da arte fotográfica, Gyasi convida agora o seu público para um universo colorido, influenciado pelas suas próprias experiências pessoais, marcadas pelo fenómeno neurológico da sinestesia, que provoca a associação das cores com as palavras – para Gyasi, as quartas-feiras são da cor da água-marinha.

À primeira vista, os seus retratos fotográficos podem parecer pinturas, uma forma irónica de expressar a rejeição do status secundário da fotografia nas belas artes. Os temas dos seus retratos são muitas vezes as crianças de rua da sua terra natal, Jamestown, o que permite capturar os melhores detalhes da pele negra africana, desafiar os padrões de beleza tradicionais e exibir a elegância e a energia de uma nova geração.

Gyasi é o fundador da ONG Boxes Kids, que procura proporcionar plataformas educativas e saídas criativas para as crianças carenciadas de Jamestown. As suas obras fazem parte de algumas das coleções de arte mais destacadas do mundo, incluindo as de Jean Pigozzi e da Fundação Pinault. Foi protagonista de mostras monográficas durante a edição de 2022 do festival Kyotographie em Kyoto, no Japão, e de mostras coletivas no Museu de Arte do Rio de Janeiro e no Polo de Arte Contemporânea de Cannes. Gyasi foi orador na Universidade de Oxford e no Skoll World Forum 2019, e colaborou com empresas como a Apple, Converse, Balmain, Off-White, Vanity Fair ou GQ United States. Prince reside e trabalha atualmente em Accra, Gana.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)