Primeiro Porsche foi entregue em Zuffenhausen há 70 anos!
No próximo dia 26 de maio, a Porsche assinala os 70
anos da entrega do primeiro 356 a um cliente.
Aconteceu em Zuffenhausen há 70 anos, aconteceu
recentemente quando o primeiro ciente do Taycan recebeu o seu carro nas
instalações da Porsche.
Tudo começou
no exterior, no campo de visão da Fábrica 1. Foi aí que Ottomar Domnick criou a
tradição quando recolheu o seu automóvel no dia 26 de maio de 1950: um Porsche
356 cor “Fish Silver” com o número 5001. Ser o primeiro cliente na Alemanha foi
um sonho tornado realidade para este especialista em neurologia e psiquiatria.
Ottomar
Domnick tinha 43 anos quando levantou o seu Porsche exatamente a mesma idade de
Florian Böhme, o primeiro cliente a recolher em Zuffenhausen o primeiro Taycan
no dia 21 de fevereiro, no dia do seu aniversário.
Ottomar
Domnick ocupou o lugar do passageiro no seu Porsche 356, ao lado de Herbert
Linge, que o convidou para a última volta de teste. Herbert Linge foi um dos
primeiros mecânicos a ser contratado depois da Porsche regressar de Gmünd, na Áustria,
no final de 1949.
“Eu tinha
14 anos quando comecei a trabalhar na primeira oficina da Porsche. Naquele
tempo, eramos seis mecânicos e dois técnicos. Ferdinand Porsche, por vezes,
passava na nossa oficina com convidados importantes. Parava sempre para dizer
olá enquanto deixava os seus convidados à espera por breves momentos. Isso é
algo que nunca irei esquecer,” afirma Herbert Linge, que se recorda claramente
de cada recolha na fábrica. “Quando Ottomar Domnick levantou o seu Porsche 356,
ele celebrou mesmo a ocasião. Mas ele ia à fábrica todos os dias para ver como
estávamos com a produção. Mesmo Ferry Porsche apareceu brevemente quando o
doutor foi apresentado ao seu automóvel desportivo.”
Ainda hoje
a recolha na fábrica da Porsche de um carro é uma experiência especial para os
clientes. Na fábrica, em Zuffenhausen, Tobias Donnevert, responsável pela personalização
da Porsche, e a sua equipa recebem cerca de 20 clientes por dia que chegam para
recolher o seu automóvel. Em 2019, passaram por ali 2.500 clientes e quase 3
mil em Leipzig.
Antes de levantarem o seu automóvel, os clientes são também convidados a dar uma volta pela fábrica e a ver, entre outras coisas, como o Porsche 911 é produzido em Zuffenhausen. Na agenda está também uma visita ao Museu Porsche. Na Porsche em Leipzig, os clientes recebem informações sobre a produção dos modelos Macan e Panamera. Os clientes podem também fazer um teste num Porsche similar na própria pista FIA da fábrica.
A Domnick
Foundation ainda tem a nota de encomenda original de Ottomar Domnick com o número
de encomenda 5001. A encomenda foi processada pelo concessionário Volkswagen Hahn
porque naquela altura não havia distribuição na Alemanha. “Volkswagen” foi
riscada à mão e substituída por “Porsche-Sport” na nota de encomenda. Nos dias
de hoje, o Porsche 356 de Ottomar Domnick representa o início da Porsche na
Alemanha e significa também o início das recolhas na fábrica de Zuffenhausen.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários