Como prevenir o sobreaquecimento do motor
São inúmeros os motivos que podem originar problemas num veículo. Apesar do muito cuidado que possamos ter, há ‘detalhes’ que podem passar despercebidos, mas que podem estar a danificar o nosso modelo com a sua utilização ao longo do tempo. Um desses casos é precisamente a questão do sobreaquecimento do motor, que, senão for retificada em tempo próprio, pode trazer verdadeiros dissabores à carteira. Conheça alguns indícios e causas que podem estar na origem do sobreaquecimento do motor, percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Termóstato: é ele que regula a temperatura do motor. Quando não está a funcionar corretamente, a válvula pode não abrir no momento indicado ou nem sequer abrir, impedindo a circulação do líquido de refrigeração no motor e originando o sobreaquecimento deste. Numa situação limite, o sobreaquecimento pode queimar a junta da colaça ou mesmo pôr fim à vida do motor. Numa situação em que nos apercebamos que algo não está a funcionar corretamente, o ideal é manter uma condução a baixas velocidades e ir controlando a temperatura do motor através do termómetro no painel de instrumentos. Se necessário, parar mesmo o veículo;
Termómetro: o sensor de temperatura do motor pode estar com defeito e indicar-nos erroneamente a temperatura, levando-nos a pensar que está tudo bem, ou nem indicar sequer. Em ambos os casos deixamos de ter a percepção da temperatura real do motor e se ele está ou não a sobreaquecer. O próprio ponteiro no painel de instrumentos pode estar a funcionar com defeito, não nos fornecendo a informação real. O ideal é, em alguma das idas ao mecânico, pedir uma opinião especializada;
Ventoinha: tem a função de arrefecer o motor a partir de elevadas temperaturas, mas se não estiver em condições, não irá ligar quando devido, podendo originar o sobreaquecimento deste;
Líquido de refrigeração: se o nível estiver abaixo do mínimo recomendado, este será insuficiente para cumprir a sua função de manter constante a temperatura do motor, levando ao seu sobreaquecimento;
Tubos: é aconselhável serem verificados, porque se estiverem com cortes os ressequidos, podem originar fugas e penalizar a devida refrigeração do motor;
Bomba de água: se não estiver a funcionar corretamente, a água não irá circular pelo motor e este irá sobreaquecer;
Tampa do radiador: se esta não estiver devidamente colocada, quando o motor aquecer o líquido irá por ela evaporar e/ou vazar, contribuindo para o sobreaquecimento do motor;
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