Stand da Peugeot no Rétromobile conta-nos a história do número ‘4’
De forma a dar ainda mais destaque à chegada do novo Peugeot 408, a marca francesa estará presente no Rétromobile deste ano com alguns dos seus modelos mais históricos da série 4 ou relacionados.
O Salon Rétromobile deste ano promete ser uma das melhores edições de sempre, uma vez que terá diversas marcas presentes e será o palco de diversos aniversários. No espaço da Peugeot, por exemplo, a chegada do novo 408 fez com que a marca francesa fosse em busca de todos os seus modelos que estejam relacionados com o número ‘4’. Por essa razão, um dos maiores destaques no seu espaço é o histórico 401, o primeiro desta série, que foi produzido em meados dos anos 30.
Além disso, há ainda outro modelo que vai marcar presença no Salon Rétromobile, um raro Peugeot 205 GTI Griffe de 1991, a série especial que estava equipada com o motor de 1,9 litros e 130 cavalos de potência. “Mas não há nenhum ‘4’ neste modelo”, poderá estar a pensar, e tem toda a razão. Só que 2023 é o ano em que este modelo comemora os seus 40 anos de existência, pelo que merece igualmente um destaque neste espaço. E para que possa ter uma ideia dos modelos que a marca terá presentes, aqui fica um pequeno resumo de cada um deles.
• Primeiro modelo da “Série 4”, o Peugeot 401 berlina (1934-1935) inovou com as suas rodas dianteiras independentes, enquanto o Peugeot 401 Eclipse (1935), o primeiro coupé-cabriolet de produção em série, deixou a sua marca na história do automóvel.
• O Peugeot 402 (1938-1942) é recordado pela sua inovação: a colocação dos faróis por detrás da grelha, em benefício do design e da aerodinâmica, que começava então a dar os seus primeiros passos.
• Tornado famoso, na sua versão cabriolet, pela personagem da série televisa “Columbo”, o Peugeot 403 Cabriolet (1956-1961) é apenas uma das muitas variantes da família 403 (berlina, break, fourgonnette e pick-up), que se saldou por um grande sucesso comercial.
• A beleza do design latino do Peugeot 404 Coupé (1962-1968) resulta da criatividade de Pininfarina, cuja colaboração com a Peugeot estava, então, em pleno desenvolvimento.
• O Peugeot 405 Mi16 Le Mans (1993) representou uma série especial do lendário 405 Mi16, para celebração da vitória da Peugeot nas 24 Horas de Le Mans de 1993. Equipado com o motor 2,0 litros de 16 válvulas, de 160 cv, do Mi16 de base, apresentava-se com estofos em couro/alcântara, jantes de liga leve de 15 polegadas, entre outros elementos diferenciadores.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários