Preço médio dos usados aumentou 27% face a 2020, mas agora estabilizou…
É cíclico: quando há problemas com a produção e/ou venda/entrega de carros novos, o mercado de usados tende a subir consideravelmente e isso já sucedia desde 2020, quando o valor médio dos carros aumentou 27%.
Só que, esse tendência tem vindo a ‘estancar-se’, porque a venda de carros novos está a bater recordes a cada mês que passa e nesse contexto os usados tendem a fazer precisamente o inverso: cair de preço, ou como é o caso, estabilizar…
Analisando o mercado de veículos usados, verifica-se que os preços médios têm vindo a aumentar progressivamente desde dezembro de 2020, quando se fixavam em cerca de 18.500€. Em dezembro de 2022, o preço médio era de cerca de 23.500€, o que revela um aumento de +27% face a dezembro de 2020 e de 12% face a dezembro de 2021, quando o preço se fixava em 21.000€. Os dados são do Standvirtual, portal líder do mercado automóvel, que divulga agora uma análise anual relativa à evolução do preço dos veículos nos últimos três anos.
No entanto, os preços médios das viaturas usadas demostram estabilidade desde outubro de 2022 até ao momento. Tal relaciona-se com o aumento da disponibilidade de veículos a partir do último trimestre de 2022, quando a oferta de ligeiros de passageiros volta a estar positiva, pela primeira vez, desde maio de 2021. Há, neste momento, um impulso da oferta de novos e, consequentemente, de usados através sobretudo do ‘defleet’ das empresas de rent-a-car.
Os preços do comércio e do retalho, segundo dados da BCA, abrandam a partir de setembro de 2022, refletindo o aumento da oferta. No entanto, os preços elevados, agravados pela atual situação económica, levam o consumidor a procurar viaturas mais baratas, com mais quilómetros e idade, o que aumenta a pressão nos veículos acima de 5 anos.
O tempo de venda de veículos com menos de 1 ano, até ao último trimestre de 2022, esteve estabilizado, porque havia uma maior procura por carros entre 5 a 10 anos. No entanto, a partir do último trimestre de 2022, o tempo de venda volta a aumentar para veículos de todas as idades, pois existe uma quebra dos indicadores de confiança dos consumidores, com a inflação e o aumento das taxas de juro.
“Apesar de os preços dos veículos usados terem estabilizado a partir do último trimestre de 2022, estes continuam bastante acima do que se verificava há três anos, depois de terem aumentando devido à escassez de produto e à crise do setor” refere Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual. “Esperamos que a situação económica atual estabilize, de forma a melhorar as perspetivas de recuperação de mercado que já se estavam a começar a sentir na segunda metade do ano passado, quando voltou a haver mais oferta e os condutores voltaram a pensar em adquirir viaturas”.
O segmento mais caro continua a ser o coupé. Em janeiro de 2021, o preço era de cerca de 30.000€, aumentando em janeiro de 2022 para cerca de 31.000€. O segundo veículo mais caro são os SUV, que em janeiro de 2022 custavam cerca de 25.000€, aumentando para cerca de 28.000€. O terceiro veículo mais caro são os Sedan, cujo preço em janeiro de 2021 era de cerca 25.000€, aumentando, em janeiro de 2022, para cerca de 27.000€.
Em relação aos modelos mais representativos do Standvirtual, com mais de 50 mil quilómetros e a diesel, observa-se também a estabilização dos preços a partir do último trimestre de 2022, ainda assim acima dos verificados em 2020. Em relação ao Mercedes-Benz A 180, de janeiro de 2021 para 2023, observa-se que os preços tiveram tendência para subir (25.000€- 32.000€). No caso do Nissan Qashqai, sobe de 20.500€ para 25.500€, de janeiro de 2020 para 2023. O Renault Clio, de janeiro de 2021 para 2023, também subiu os preços (13.500€-18.500€). O mesmo aconteceu com o Renault Megane Sport Tourer, que de janeiro de 2021 para janeiro de 2023 viu os preços subirem de 18.000€ para 23.000€.
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