Portugueses trocam de marca ao comprar carro: saiba porquê
Outrora era comum ver-se o orgulho de proprietários de veículos dizerem que tinham determinado modelo há anos ou que, na garagem deles só se via uma marca. Mas os tempos mudam e hoje em dia as coisas parecem ser ligeiramente diferentes. A fidelização de antigamente parece vir a desvanecer-se paulatinamente e, hoje, a maioria dos portugueses troca de marca de carro ao adquirir um novo veículo. Este é o resultado do mais recente estudo do Observador Cetelem. Conheça as razões percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Fonte: Observador Cetelem;
Critérios na seleção da amostra: “As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o Observador Cetelem Automóvel 2018 foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Kantar TNS, entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2017, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 proprietários de uma viatura pessoal comprada nova ou usada nos últimos cinco anos. Estes indivíduos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade).”
90% dos inquiridos portugueses afirmaram a sua fidelidade a uma marca;
79% admite mudar de marca na hora de comprar um novo carro; 21% mantiveram a marca;
28% afirma que a opção por uma marca diferente se revela uma opção mais vantajosa para a carteira;
23% admite ter sido conquistados por um novo modelo;
19% revela insatisfação com o modelo antigo;
17% manifesta a vontade de mudar por curiosidade;
16% refere que a nova opção se traduz por uma melhoraria da sua situação financeira;
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