Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e GTS: Conheça os preços

Porsche Taycan: mais fotos e detalhes sobre o primeiro Porsche elétrico

By on 28 Março, 2019

Está na fase final o desenvolvimento do novo Taycan e a Porsche deu acesso a mais algumas informações.

Com lançamento aprazado para o Salão de Frankfurt, o Porsche Taycan é um dos carros mais aguardados de 2019, não só pelo que se foi dito e escrevendo sobre ele, mas também por ser o primeiro modelo totalmente elétrico produzido pela casa de Zuffenhausen.

E então o que se sabe do novo modelo?

O Taycan será vendido com dois níveis de potência, o mais potente terá 640 CV, o menos potente em redor dos 540 CV, ou seja, uma diferença entre ambos de 100 CV. Haverá um terceiro Taycan, com menos potência e mais acessível. A Porsche tem pronto um quarto elemento da gama que ainda não está decidido se será ou não comercializado, com apenas um motor elétrico e tração traseira com pouco mais de 300 CV, mas com um peso muito inferior ao dos seus “irmãos”. Tudo está dependente do mercado. Se houver apetência pelo modelo, a Porsche está preparada para o comercializar.

Como o AUTOMAIS já lhe tinha revelado, o Taycan manterá muitas das designações dos modelos convencionais da Porsche. Assim, acredita-se que o Taycan terá versões GTS, S e até Turbo, como topo de gama, esperando-se que o Mission E Cross Turismo também chegue à produção em série.

O peso do Taycan rondará o mesmo do Panamera eHybrid, ou seja, para lá dos 2200 kg, o que o torna mais pesado que um Jaguar i-Pace e que o Tesla Model S. Isso não impede que o carro tenha uma aceleração 0-100 km/h inferior a 3,5 segundos, com a velocidade máxima de 250 km/h. O Taycan, tal como o BMW i8, terá uma caixa com duas relações. A autonomia será de 500 quilómetros, mas medida sob o protocolo NEDC e não WLTP, o que fará essa cifra baixar para mais realistas 430 km. 

Um dos destaques do Taycan será a capacidade de carregamento. Segundo a revista Autocar, que esteve presente nos derradeiros testes do Taycan na Suécia, os engenheiros da Porsche reclamam que cada 240 segundos de carga (4 minutos) equivalem a perto de 100 quilómetros de autonomia, o que significa em 20 minutos, o Taycan ficará carregado. Tudo porque o Porsche terá um carregador de 800 volts.

Mas não fique demasiado entusiasmado, pois para estes tempos é necessário um carregador de 350 kW, equipamentos que são escassos e ainda vão levar algum tempo até estarem disponíveis de forma mais alargada.

Como referimos, o Porsche Taycan será lançado no Salão de Frankfurt e comelçará a ser vendido ainda este ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)