Porsche reinterpreta o icónico 917 no seu 50º aniversário
Um dos carros de competição mais icónicos de sempre e dos mais bem-sucedidos, celebra 50 anos. Para isso, a Porsche revelou o restauro de chassis 001 do 917 e um protótipo denominado 917 Concept.
A única coisa que a Porsche revelou sobre o protótipo vermelho e branco, as cores que adornaram o 917 na competição, é que foi desenhado por uma pequena equipa de designers e engenheiros. A casa de Zuffenhausen continua a dizer que o 917 Concept manter-se-á como um estudo, não revelando quando o carro foi construído. Mas acredita-se que foi antes do regresso da marca ao Mundial de Endurance em 2014.
Infelizmente, o protótipo ficará “preso” no Museu da Porsche, sendo o 917 Concept o destaque de uma exibição especial chamada “Colours of Speed – 50 Years of the 917” que estará em exposição no Museu da Porsche entre 14 de maio e 15 de setembro, onde o 917 Concept estará rodeado por dez modelos do 917 original.
A outra parte da celebração dos 50 anos do 917, passou pelo restauro do primeiro modelo feito pela Porsche, o chassis 001, que foi revelado no Salão de Genebra. O 917-001 tinha, originalmente, uma decoração verde e branca, mudando de pele pouco depois e terminando com as cores da Gulf, azul e laranja. Depois da Porsche ter ganho as 24 Horas de Le Mans em 1970, o carro foi reconfigurado para a versão cauda curta em setembro desse ano. Finalmente, o carro foi parar ás mãos da Porsche Salzburg, recebendo o número 23 e as cores do carro vencedor de Le Mans. O mais curioso é que o chassis 001 nuna competiu, tendo sido usado em testes e como carro de exposição.
Para este restauro, a Porsche teve de investir muito tempo e recursos, nomeadamente, analisadores de material e, sobretudo, os planos originais para reconstruir o chassis e a carroçaria, que foi refeita utilizando tecnologia 3D.
0 comentários