Porsche recolhe quase 100 mil Cayenne e Panamera nos EUA
Um problema com um casquilho do seletor da caixa de velocidades está na origem de uma chamada á oficina de 99 665 modelos Cayenne e Panamera da Porsche, nos EUA.
Esta deficiência neste casquilho (que se degrada demasiado depressa e desliga a ligação da alavanca da caixa de velocidade) é uma questão séria e que levou as autoridades americanas a incentivar a Porsche a reparar a situação.
Segundo o relatório da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), quando o referido casquilho falha, o condutor consegue colocar a alavanca em modo P (Parque) mas isso mão significa que a transmissão tenha ficado bloqueada. Ou seja, se ficar parado numa subida ou descida, o carro pode rolar e ficar danificado ou provocar um acidente.
A recolha dos quase 100 mil veículos será feita em agosto e os proprietários dos veículos afetados só terão de se deslocar ao concessionário e esperar para que o carro seja reparado com um novo casquilho. Até lá, a Porsche recomenda que se use apenas o travão de mão, deixando a caixa em N (neutro) até que o carro seja reparado.
Esta situação veio a lume em dezembro passado, devido a vários incidentes com os Cayenne e Panamera, que se moveram do local onde estavam estacionados. Foi feita uma investigação em janeiro e ficou determinado qual a causa, desconhecendo-se quantos foram os incidentes e se houve danos materiais ou físicos.
Os modelos afetados são muitos e vão do Cayemme produzido entre 2004 e 2006 e entre 2008 e 2010, o Cayenne S produzido entre 2003 e 2006, o Cayenne Turbo entre 2003 e 2006 e o Cayenne Turbo S d 2006. Quanto ao Panamera, incide nos modelos entre 2011 e 2016 do Panamera e Panamera 4, bem como o modelo S e 4S e Turbo produzidos entre 2010 e 2016. Alguns modelos do Panamera Turbo S e GTS, produzidos entre 2013 e 2016, também fazem parte da lista.
Para já não há nenhuma notícia de modelos vendidos na Europa com este problema, mas aguardamos que a Porsche venha a publico dizer alguma coisa sobre um possível impacto nos modelos vendidos na Europa.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários