Porsche reforça a gama Macan
Novo Porsche Panamera bate recorde de Nurburgring para automóveis de luxo

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e GTS: Conheça os preços

By on 18 Julho, 2024

A Porsche lançou dois novos modelos topo de gama: o Panamera Turbo S E-Hybrid e o Panamera GTS. O Panamera GTS destaca-se pela sua performance e foco em purismo e agilidade. Enquanto isso, o Panamera Turbo S E-Hybrid combina luxo e desempenho de circuito, oferecendo características de condução de alto nível e uma performance impressionante.

O Porsche Panamera expandiu a sua linha com duas novas versões altamente potentes e distintas. O Panamera GTS é uma berlina desportiva focada na emoção da condução, enquanto o Panamera Turbo S E-Hybrid representa o topo de gama, sendo o mais potente, rápido e luxuoso. Equipados com o motor V8 de 4.0 litros biturbo, ambos modelos são preparados para atender às exigentes normas de emissões Euro 7. O Panamera Turbo S E-Hybrid estabeleceu um novo recorde para berlinas de luxo híbridas no circuito de Nürburgring Nordschleife.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid

O novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid representa o topo da performance e liderança tecnológica da marca. Equipado com um motor V8 biturbo de 441 kW (600 CV) e um motor elétrico de 140 kW (190 CV), oferece uma potência combinada de 575 kW (782 CV) e um impressionante binário de 1.000 Nm. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 325 km/h. A autonomia elétrica aumentou significativamente, chegando a 88 km em ambiente urbano, com uma bateria de 25,9 kWh que suporta um carregamento rápido de 0 a 100% em aproximadamente duas horas e 39 minutos em carregadores adequados.

O Panamera Turbo S E-Hybrid inclui saídas de escape cromadas em Bronze Escuro. Equipamentos padrão incluem os Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) com pinças em Amarelo e opção de cor Verde Ácido característica dos modelos E-Hybrid. A cor exclusiva Turbonite é aplicada nas airblades dianteiras, faixa do para-choques traseiro e jantes forjadas de 21” com aperto central, estendendo-se ao interior nos cintos de segurança, frisos decorativos, comandos da consola central, volante, bancos, revestimentos das portas, tablier e tapetes com pespontos contrastantes. O tejadilho é revestido em Race-Tex, um material semelhante à camurça.

Recorde em Nürburgring Nordschleife

Antes mesmo do seu lançamento oficial, o novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid estabeleceu um impressionante recorde no circuito de Nürburgring Nordschleife. Pilotado por Lars Kern, completou a volta de 20,832 km em apenas 7:24,172 minutos, tornando-se a berlina de luxo mais rápida com motor de combustão e híbrido a alcançar tal feito. O tempo superou o recorde anterior desta categoria em 3,62 segundos, estabelecido em 12 de julho de 2024. Para garantir a segurança do piloto, o veículo usado estava equipado com bacquet de competição e célula de segurança, mantendo todas as outras características da versão de série.

O novo recorde estabelecido pelo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid destaca a sua capacidade, impulsionada pelo Aerokit em Carbono e pelos pneus Michelin de alto desempenho. O Aerokit, disponível para os modelos Turbo, inclui componentes como airblades, saias laterais e difusor em carbono, otimizando o equilíbrio aerodinâmico para uso em circuito. O spoiler dianteiro reduz a elevação no eixo dianteiro, enquanto a asa traseira adaptativa de quatro vias aumenta o downforce. A 200 km/h, o veículo gera 60 kg de downforce, melhorando a estabilidade em curvas rápidas. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, específicos para o Panamera com medidas 275/35 ZR 21 na frente e 325/30 ZR 21 atrás, proporcionam excelente tração em condições de condução dinâmica.

A Porsche equipou o topo de gama do Panamera com a nova suspensão Porsche Active Ride de série, exclusivamente disponível nos modelos E-Hybrid devido ao seu sistema de alta tensão de 400V. Cada amortecedor possui uma bomba hidráulica que controla as forças de ressalto e compressão, minimizando os movimentos da carroçaria e mantendo o veículo nivelado durante a condução dinâmica. Esta tecnologia permite ajustes avançados como a correção dos movimentos de inclinação e rolamento, além de otimizar a distribuição de carga nas rodas para maximizar a tração. O Panamera Turbo S E-Hybrid oferece uma ampla gama de equipamentos, incluindo sistemas de controle dinâmico de condução, eixo traseiro direcional, travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) com discos de 440 mm na frente e 380 mm atrás, além de um sistema de som Bose®.

Panamera GTS

O Panamera GTS da Porsche é uma versão que enfatiza o caráter desportivo e a versatilidade diária, seguindo a filosofia Gran Turismo Sport. Equipado com um motor V8 biturbo atualizado para 368 kW (500 CV), oferece uma entrega de potência linear até acima de 6.000 rpm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e atinge 302 km/h de velocidade máxima. O sistema de escape desportivo proporciona um som potente e emocional. O chassis inclui suspensão pneumática com PASM ajustado para desempenho, suspensão 10 mm mais baixa e barras estabilizadoras reforçadas para uma condução mais direta. O bloqueio do diferencial PTV Plus melhora a distribuição de binário entre as rodas, garantindo estabilidade sem comprometer o conforto.

O Panamera GTS da Porsche é distintamente identificado pelo seu design desportivo, com logótipos GTS em Preto nas laterais e na traseira, faróis LED HD-Matrix, luzes traseiras escurecidas e pinças de travão em Vermelho. O Pacote Sport inclui acabamentos em Preto acetinado nas saias laterais, secção dianteira, frisos das janelas e para-choques traseiro, com saídas de escape em Bronze Escuro para contraste. Jantes Turbo S de 21” em Cinzento Antracite complementam o exterior. No interior, destaca-se o uso do material Race-Tex no revestimento do tejadilho, apoios de braço, painéis das portas e bancos desportivos adaptativos. Oferece ainda pacotes de interior em Vermelho Carmim e Cinzento Ardósia Neo, com pespontos e cintos de segurança combinando com o pacote escolhido, além de um pacote em Carbono mate. Equipamentos de série incluem sistema de som Bose® e Pacote Sport Chrono com cronómetro e função push-to-pass.

Preços e disponibilidade

Os novos Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e Panamera GTS estão disponíveis para encomenda, apresentando diversas inovações da terceira geração do Panamera. Incluem o Porsche Driver Experience para controlo e visualização avançados, faróis em LED HD-Matrix de alta resolução, conectividade expandida com integração profunda do Apple CarPlay®, opção de streaming de vídeo no ecrã do passageiro e capacidade de estacionamento remoto via app de smartphone. O Panamera Turbo S E-Hybrid Executive oferece uma maior distância entre eixos, controlo climático de quatro zonas e uma consola central ampla como padrão.

O Panamera GTS está disponível apenas como berlina desportiva com distância de eixos mais curta. Em Portugal, os preços começam em 246.000 euros para o Panamera Turbo S E-Hybrid e 257.919 euros para o Panamera Turbo S E-Hybrid Executive, enquanto o Panamera GTS tem um preço inicial de 215.749 euros. As primeiras entregas estão previstas para o outono de 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)