Porsche Panamera Sport Turismo chega em outubro
A Porsche vai apresentar ao mundo o seu novo Panamera Sport Turismo no Salão de Genebra (9 a 19 de março). Um modelo com propostas para todos os gostos já que chega em cinco versões: Panamera 4; Panamera 4S; Panamera 4S Diesel; Panamera 4 E-Hybrid; e Panamera Turbo. Em Portugal esta nova máquina chega a 7 de outubro com um preço a começar nos 118.746€, estando já disponível para encomenda.
Agora sim, venham lá ‘5’
Um grande destaque é disponibilidade de cinco lugares com a nomenclatura ‘4+1’. Este mais um deve-se ao facto de o lugar central traseiro não oferecer a mesma habitabilidade dos demais – como opcional existe a possibilidade de se prescindir desse lugar e optar-se por uma configuração de dois bancos reguláveis electricamente. A altura ao tejadilho cresceu e permite agora a entrada e saída de passageiros com maior à-vontade.
O Panamera Sport Turismo apresenta um pára-choques traseiro de proporções mais generosas e uma bagageira maior face ao seu irmão… Panamera versão berlina. O portão da bagageira vem com abertura e fechamento elétrico de série. A bagageira é de 520 litros e de 425 litros na versão híbrida. O banco posterior é rebatível electricamente a partir da mala, na proporção 40/20/40. Isto faz com que a bagageira possa ter um máximo de 1.390 litros e 1.295 litros na versão híbrida.
Em termos de mediadas temos: 5049 mm de comprimento, 1428 mm de altura e 1,937 mm de largura; para uma distância entre eixos de 2,950 mm. A carroçaria caracteriza-se por uma reduzida distância entre as rodas, com jantes de 21 polegadas, e a extremidade do veículo.
O modelo tem um design em que se afasta da berlina da marca a partir dos pilares B. Destaque para a superfície dos vidros que foi alongada e para o contorno, também ele alongado, do tejadilho. A isto juntam-se os flancos pronunciados e os pilares traseiros mais evidentes, num conjunto que não deixa de evidenciar formas arredondadas ao jeito coupé.
Primeiro defletor aerodinâmico adaptativo
Mas as inovações não se ficam por aqui e este Panamera incorpora o primeiro defletor aerodinâmico adaptativo do segmento, posicionado no extremo posterior do tejadilho. Este oferece três posições, mediante a condução e as parametrizações selecionadas, gerando uma carga aerodinâmica adicional até 50 kg no eixo traseiro. Até aos 170 km/h o elemento aerodinâmico fica retraído, com um ângulo de 7º graus negativos, que reduz a resistência ao ar e otimiza o consumo. Após os 170 km/h – ou os 90 km/h nos modos de condução Sport e Sport Plus – assume um ângulo positivo, para criar estabilidade. A terceira opção fica reservada para os momentos em que o tejadilho vá aberto, configurando-se num ângulo de 26º graus, para reduzir os ruídos aerodinâmicos.
A nível tecnológico não há novidades entre este Sport Turismo e o já conhecido Panamera berlina. Entre a oferta conta-se o Porsche Advanced Cockpit, Porsche InnoDrive, eixo traseiro direccional e controlo eléctrónico de estabilidade PDCC. O sistema de tracção integral Porsche Traction Management (PTM) vem de série em todas as versões do Panamera Sport Turismo com a variante S a ter o ‘plus’ da suspensão pneumática adaptativa com três níveis de regulação do amortecimento.
Modelos e preços
Depois de seduzidos pelas novidades, é altura de olharmos em maior pormenor para os preços (versão base) das várias versões deste Panamera Sport Turismo:
Panamera 4 – 330 cv, consumo combinado de 7,8 l/100 km e emissões de CO2 de 178 g/km desde 118.746€
Panamera 4 E-Hybrid – 462 cv, consumo combinado de 2,5 l/100 km, consumo elétrico de 15.9 kWh/100 km e emissões de CO2 de 56 g/km desde 120.932€
Panamera 4S – 440 cv, consumo combinado de 8,2 l/100 km, e emissões de CO2 de 187 g/km desde 142.912€
Panamera 4S Diesel – 422 cv, consumo combinado de 6,7 l/100 km e emissões de CO2 de 176 g/km desde 165.542€
Panamera Turbo – 550 cv, consumo combinado de 9,4 l/100 km, e emissões de CO2 de 215 g/km desde 195.324€
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