Porsche mostra o restaurado Austro-Daimler ADS R ‘Sascha’ de 1922
Um século depois de ter conquistado uma vitória no Targa Florio na sua classe, o Austro-Daimler ADS R ‘Sascha’ recebe a atenção da Porsche Heritage e do seu Museu para um completo restauro.
O Austro-Daimler ADS R ‘Sascha’ de 1922 foi uma ideia de Ferdinand Porsche, em conjunto com o Conde Sascha Kolowrat, um dos sócios da Austro-Daimler e um ávido fã de corridas de automóveis. A ideia inicial era a de construir um automóvel compacto para as massas e a um preço reduzido, mas, para que este projeto pudesse continuar, era necessária a aprovação da administração da Austro-Daimler. Para isso, a competição foi uma das melhores formas de demonstrar as capacidades deste modelo.
Kolowrat financiou o projeto e além do modelo “normal”, foi também criada uma versão de competição, o ADS R, que recebeu a alcunha “Sascha”, em homenagem ao financiador desta ideia. Em conjunto com Ferdinand Porsche, foram levados quatro carros para a Targa Florio de 1922, que foram terminados mesmo a tempo desta prova e que acabaram por ser pintados de vermelho no comboio, durante o transporte, para que não parecerem carros estrangeiros na Sicília.
Além de financiar o projeto, Sascha Kolowrat era também o diretor de operações do mesmo e foi um dos pilotos no Targa Florio de 1922. Outro dos pilotos foi Alfred Neubauer, um dos membros desta pequena equipa e que mais tarde se viria a tornar no Racing Manager da Mercedes.
Apesar de se terem classificado na 19ª posição, o ADS R chamou a atenção nesta prova, que era justamente o que Ferdinand Porsche desejava para obter a aprovação da administração da Austro-Daimler e conseguir produzir este modelo. Ainda assim, essa aprovação nunca chegou, o que levou à saída de Ferdinand Porsche da Austro-Daimler e à sua mudança para Estugarda.
A Targa Florio de 1922 ficou assim conhecida como a primeira edição em que uma criação de Ferdinand Porsche participou, mas já houve diversas outras em que um Porsche esteve presente. Entre elas, a de 1956, que viu um 550 A Spyder a conquistar a primeira posição, com Umberto Maglioli ao volante. Ou seja, tal como aconteceu em 1922 com o Austro-Daimler ADS R ‘Sascha’, que era um carro pequeno em confronto com rivais bastante fortes e mesmo assim obteve uma boa dose de sucesso.
Um século depois, o empregado mais novo da Porsche Heritage, com a ajuda do museu da marca, foi um dos responsáveis pelo restauro completo do Austro-Daimler ADS R ‘Sascha’, que pode recorrer aos planos e aos documentos originais deste modelo para conseguir obter o resultado final mais aproximado do original. E o resultado, como não poderia deixar de ser, é fascinante, tal como o vídeo divulgado pela marca com esta incrível história do seu passado.
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