Porsche Mission E será conhecido como Taycan
O futuro da mobilidade está um passo mais perto, a versão de produção em série do primeiro Porsche puramente elétrico chega no próximo ano. Na antecâmara, recebe agora o seu nome oficial: o concept “Mission E”, nome atualmente usado para descrever a oferta totalmente elétrica, será conhecido como Taycan.
O nome pode ser traduzido como “cavalo jovem e alegre”, referência à imagem no coração do Escudo Porsche, que surge desde 1952. “O nosso novo automóvel desportivo elétrico é forte e confiável; é um veículo que consegue, consistentemente, percorrer longas distâncias e que resume liberdade”, explica Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. O nome oriental significa também o lançamento do primeiro automóvel desportivo elétrico com a alma de um Porsche. A marca de Estugarda anunciou o nome para a sua primeira geração de automóveis puramente elétricos como parte da cerimónia dos “70 anos dos automóveis desportivos”.
Dois motores síncronos (PSM) com uma potência superior a 440 kW (600 cv) aceleram o automóvel desportivo elétrico até aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até aos 200 km/h abaixo dos 12 segundos. Esta performance é conjugada com um nível contínuo de potência sem precedentes nos veículos elétricos: é possível realizar arranques sucessivos sem perda de performance. A autonomia máxima do veículo ultrapassa os 500 quilómetros, de acordo com o ciclo NEDC.
Nomes com verdadeiro significado
Na Porsche, geralmente, os nomes dos veículos possuem uma ligação concreta com o modelo correspondente e as suas caraterísticas: o nome Boxster descreve a combinação do motor boxer e do design roadster; Cayenne representa ferocidade, o Cayman é incisivo e ágil, e o Panamera oferece mais do que um comum Gran Turismo, o qual pode vencer a corrida de longa distância, Carrera Panamericana. O nome Macan deriva da palavra indonésia para tigre, com conotação com potência, fascínio e dinâmica.
Investimento futuro duplicado
A Porsche planeia investir mais do que seis mil milhões de euros na mobilidade elétrica até 2022, duplicando o que estava inicialmente previsto. Dos adicionais três mil milhões, cerca de 500 milhões serão usados para o desenvolvimento das variantes e derivativos do Taycan, à volta de mil milhões são para a eletrificação e hibridização da gama existente de produtos, várias centenas estão destinadas à expansão das fábricas, cerca de 700 milhões são para novas tecnologias, infraestrutura de carregamento e smart mobility.
Modificações extensas e expansão em Zuffenhausen
Na sede da Porsche, em Zuffenhausen, um novo espaço para pintura, uma área dedicada à montagem para o Taycan e uma ponte para o transporte das carroçarias pintadas e conjuntos de transmissão estão a ser atualmente construídos. A atual fábrica está a ser expandida para construir conjuntos de transmissão elétricos e o espaço de pintura está a ser melhorado. Está também previsto investimento para o Centro de Desenvolvimento de Weissach. A produção do Taycan vai criar, só por si, cerca de 1.200 postos de trabalho em Zuffenhausen.
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