Porsche Macan eleito pela marca como um digno portador da letra T
Além do 911 e do 718, o Porsche Macan também passa a incluir a versão Touring na sua gama, oferecendo uma experiência de condução mais pura e autêntica.
Na Porsche, os modelos que incluem a letra T a seguir ao seu nome, podem não significar muito para quem não costuma acompanhar as ideias da marca de Estugarda. E não, não se trata do Turbo, essa é outra versão. Neste caso, o T significa Touring e anuncia uma versão desenvolvida desde os anos 60 especificamente para quem dá o máximo de valor à experiência de condução na sua forma mais pura. Até agora, apenas o icónico 911 e os 718 (Boxster e Cayman) contavam com esta opção, mas agora, também o Macan foi eleito como um dos seus dignos portadores.
Para melhorar a experiência, a Porsche começou por incluir o sistema PASM (Porsche Active Suspension Management) no equipamento de série e a altura ao solo foi reduzida em cerca de 15 mm. A barra estabilizadora dianteira foi melhorada e a afinação do chassis foi desenvolvida especificamente para esta versão, com o objetivo de melhorar a precisão da direção e a agilidade de todo o conjunto. O controlo de tração também conta com uma afinação específica para o Macan T e as rodas traseiras contam agora com um pouco de inclinação, melhorando a estabilidade.
Em opção para o Macan T, a Porsche disponibiliza a suspensão pneumática adaptativa, que faz reduzir a altura ao solo em mais 10mm, mas também o sistema de vectorização de binário, especialmente adaptado para esta versão criada para quem gosta mesmo de apreciar cada momento de condução.
Para alimentar o Macan T, a Porsche optou pela configuração de dois litros que já inclui na versão base deste modelo, com quatro cilindros em linha. A presença da sobrealimentação faz com que a potência chegue aos 265 cavalos e o peso mais baixo em cerca de 60 quilos face à versão V6 de três litros desta gama contribui para a maior agilidade do Macan T. Além disso, a presença da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem PDK também faz com que as acelerações sejam bastante rápidas, graças à sua precisão e rapidez, deixando a aceleração dos 0 aos 100 km/h, por exemplo, ligeiramente acima dos seis segundos. E nesta versão, o Pacote Sport Chrono que inclui o seletor rotativo dos modos de condução no volante, passa a fazer parte do equipamento de série.
Visualmente, o Macan T identifica-se pela presença de alguns componentes pintados num tom Cinzento Ágata, tais como as capas dos espelhos retrovisores, o spoiler traseiro, o friso dianteiro e as características Sideblades do Macan, que incluem o logo desta versão em Preto. Depois, estão também presentes as jantes de 20 polegadas do Macan S, com um acabamento em Titânio Escuro e quatro imponentes saídas de escape pintadas de preto brilhante, de forma a evidenciar o visual mais desportivo.
A bordo, são os assentos desportivos com ajuste elétrico e uma decoração especifica que fazem a diferença, mas também o volante desportivo GT e o cronómetro do Pacote Sport Chrono existente no topo do tablier. E claro, também não faltam as soleiras especificas da versão T, que melhoram a experiência desde o momento em que abrimos a porta.
O novo Porsche Macan T já se encontra disponível para encomenda no mercado nacional, com um preço base de 87.922 euros. Aliás, o Porsche Macan já está mesmo em Portugal. Afinal, foi na zona de Lisboa e de Almada que foi filmado o seu vídeo de apresentação. Confira aqui:
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários