Porsche lidera o Brand Finance Luxury & Premium 50 do sector das marcas de luxo
A Porsche lidera o mais recente ranking Brand Finance Luxury & Premium 50 de 2023, das marcas de luxo e premium mais valiosas do mundo e já o faz há seis anos consecutivos. Com um valor de marca de 36,8 mil milhões de dólares, a marca alemã suplanta ‘gigantes’ como a Louis Vuitton, a Chanel, e a Gucci. Para uma marca de automóveis, é absolutamente fantástico…
Adicionalmente, a Porsche continua a liderar o sector do maior Valor de Percepção de Sustentabilidade (SPV), na frente da Louis Vuitton e da Chanel. Paralelamente, a Lamborghini (+123%) é a marca com o crescimento mais rápido em 2023 e a Ferrari continua a ser a marca mais forte no sector de Luxo e Premium
A Porsche lidera o novo ranking Brand Finance Luxury & Premium 50 2023 das marcas de luxo e premium mais valiosas do mundo. Com um valor de marca de 36,8 mil milhões de dólares, a marca alemã liderou a partir da frente no valor global da marca durante 6 anos consecutivos. A Louis Vuitton, com 26,3 mil milhões de dólares, mantém o 2º lugar na classificação e a Chanel, com 19,4 mil milhões de dólares, sobe para a 3ª posição, empurrando a Gucci para a 4ª posição, com 17,8 mil milhões de dólares.
“As marcas de luxo há muito que floresceram ao proporcionar experiências exclusivas e personalizadas, e esta tendência continuou após a COVID-19. Utilizando dados e tecnologia, estas marcas estão agora a gerar recomendações personalizadas, produtos personalizados e experiências à medida dos seus clientes. Este enfoque na individualização aumenta a fidelidade do cliente e ajuda as marcas a destacarem-se num mercado concorrido. O sector também não é alheio às novas tendências sustentáveis. As marcas estão a abraçar a sustentabilidade incorporando materiais ecológicos, implementando práticas éticas de fornecimento e produção e comunicando o seu compromisso com operações comerciais responsáveis.” Alex Haigh, Director da Brand Finance
Todos os anos, a consultora líder em avaliação de marcas, Brand Finance, põe à prova 5.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios, classificando as marcas em todos os sectores e países. As 100 marcas de seguros mais valiosas e mais fortes do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Luxury & Premium 50.
A Porsche continua a impulsionar a sua estratégia de luxo moderno. A marca combina um produto excepcional com uma experiência de cliente altamente pessoal. A Porsche está a expandir o seu portfólio de produtos com novos conceitos de carros desportivos, mas também continuará a concentrar-se em edições limitadas e a expandir o seu programa Sonderwunsch, que defende carros altamente personalizados em que os clientes se envolvem nos resultados do design.
A Chanel apresentou excelentes resultados financeiros (receitas de 17,22 mil milhões de dólares para o ano que terminou em 31 de Dezembro de 2022 – um aumento de 17% em comparação com o ano anterior, e lucros de 5,78 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de 5,8%). A marca Chanel mantém uma elevada taxa de familiaridade de 72% nos últimos anos, especialmente elevada na Arábia Saudita, Malásia e Itália. Tem também uma das percentagens mais elevadas de consideração entre as marcas de vestuário de luxo, 51%, de acordo com o estudo de mercado anual da Brand Finance.
A sustentabilidade é um factor cada vez mais importante para a consideração
Como parte da sua análise, a Brand Finance avalia o papel que atributos específicos da marca desempenham no valor global da marca. Um desses atributos é a sustentabilidade. A Brand Finance avalia a percepção de sustentabilidade de marcas específicas, que são então representadas por um ‘Sustainability Perceptions Score’. Esta é uma pontuação indexada que fornece uma visão do papel da sustentabilidade na condução da reputação positiva da marca. O valor que está ligado às percepções de sustentabilidade, o “Valor das Percepções de Sustentabilidade”, é então calculado para cada marca.
Para além de ser a marca de Luxo e Premium mais valiosa, a Porsche tem também o Valor de Percepção de Sustentabilidade (SPV) mais elevado de todas as marcas incluídas no ranking Luxury & Premium 100 2023 – 8,1 mil milhões de dólares.
Com uma forte aceleração, a Lamborghini (+123%) é nomeada a marca de luxo e premium de crescimento mais rápido em 2023
Com um impressionante aumento de 123% no valor da marca até 4,1 mil milhões de dólares, a Lamborghini é a marca de crescimento mais rápido no ranking.
Este é um período de ouro para a Lamborghini em particular. A marca italiana também sobe para o segundo lugar em termos de Força da Marca, atrás da Ferrari, que mantém a sua liderança. A Lamborghini passou de uma força de marca de 84/100 para 88/100 este ano. A investigação da Brand Finance junto de indivíduos com rendimentos elevados em 16 países confirma o crescimento e o desenvolvimento da marca do ponto de vista do Brand Equity, especialmente na Ásia-Pacífico e na América do Norte, onde a marca aumentou significativamente a sua familiaridade. Para além de reforçar a marca a nível mundial, a empresa continua a demonstrar como o valor da marca se traduz num excelente desempenho financeiro. As vendas da Lamborghini ultrapassam agora, pela primeira vez, os 2 mil milhões de euros, o melhor resultado financeiro da sua história.
A Ferrari continua a ser a marca mais forte na classificação Luxury & Premium
Para além de calcular o valor da marca, o Brand Finance também determina a força relativa das marcas através de um quadro de pontuação equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o capital das partes interessadas e o desempenho comercial. Em conformidade com a norma ISO 20671, a avaliação da Brand Finance da equidade das partes interessadas incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 100.000 inquiridos em 38 países e em 31 sectores.
A Ferrari (o valor da marca aumentou ligeiramente 3% para 7,2 mil milhões de dólares) mantém a posição de liderança no Índice de Força da Marca (BSI) com uma impressionante pontuação de 91/100 e a consequente classificação máxima de AAA+.
Para a marca italiana de automóveis desportivos de luxo, o crescimento deve-se principalmente a dois factores: o e-building – onde se encontram os componentes eléctricos estratégicos desenvolvidos internamente; e um maior grau de flexibilidade de produção para modelos híbridos e totalmente eléctricos.
A força por detrás da marca do cavalo empinado continua a ser a capacidade desta marca de ser exclusiva, mas sem deixar ninguém para trás. Conseguiu-o através da sua presença, desde o mundo desportivo da F1 ao merchandising, da alta moda e do estilo de vida ao divertimento.
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