Porsche criou um 935 Moby Dick do século XXI
Incluído nas festas do seu 70º aniversário, a Porsche decidiu ir ao passado e trazer dos anos 70 um dos carros mais gloriosos da casa de Weissach: o 935 Moby Dick.
“Este é um presente de aniversário da Porsche Motorsport para os adeptos da marca de todo o mundo!” É assim que a casa alemã deu a conhecer este Porsche 935 moderno feito com base no Porsche 911 GT2 RS que, tal como o modelo original, teve de receber muitas alterações para ficar com este belo aspeto.
Feito numa série muito restrita – apenas 77 unidades – não terá homologação para competir em qualquer campeonato mundial, sendo apenas um carro para “track Day”. E para proprietários endinheirados, claro, pois cada uma das 77 unidades custa 701.948 euros, mais impostos. Se tiver esse dinheiro a fazer comichão no bolso, telefone para a Porsche Motorsport e receberá o carro entre junho e setembro de 2019.
“Como o carro não foi homologado para a competição, os engenheiros puderam ir mais longe e receberam uma liberdade criativa que não seria possível se o carro fosse competir e ser feito de acordo com os regulamentos” explicou Frank-Steffen Walliser, o vice-presidente da Porsche para a competição aquando do lançamento do carro na “Rennsport Reunion”, um evento que decorreu nos EUA, na pista de Laguna Seca, na Califórnia.
A traseira foi esticada e o carro passou a ter 4,87 metros de comprimento e 2,03 metros de largura, graças aos alargamentos das cavas das rodas. As jantes são inspiradas no 935/78. Depois, o carro regressa ao presente e lembra carros como o 919 Hybrid em algumas zonas. Os espelhos vêm diretamente do 911 RSR de competição e os escapes em titânio lembram o Porsche 908. O motor deste moderno 935 é o mesmo do 911 GT2 RS, ou seja, o boxer de 6 cilindros duplo turbo com 3.8 litros com 700 CV que chegam ás rodas traseiras através de uma caixa manual de sete velocidades. Tem diferencial autoblocante e tem todas as ajudas á condução do GT2 RS, incluindo ESP e controlo de tração. Todos podem ser totalmente desligados.
Recordar que o 935/78 ficou conhecido como Moby Dick devido às sua dimensões e definição aerodinâmica, mas a sua fama é bem maior que o palmarés, pois só venceu uma corrida, as 6 Horas de Silverstone, tendo feito má figura em Le Mans devido a problemas com o consumo e fiabilidade.
0 comentários