Porsche Cayenne mais potente de sempre é revelado
A Porsche estreia a versão mais potente do renovado Cayenne alguma vez produzida, o Cayenne Turbo E-Hybrid.
Após o lançamento do novo Cayenne no início de 2023, os modelos Turbo E-Hybrid reforçam esta gama. Tal como anteriormente, o Cayenne mais potente é um híbrido plug-in e passa a ser a versão topo de gama.
O sucessor do Cayenne Turbo S E-Hybrid foi fortemente atualizado resultando em ganhos significativos na autonomia elétrica e no seu desempenho. O motor elétrico com 130 kW (176 CV) de potência complementa o renovado motor V8 biturbo de 4.0 litros com 441 kW (599 CV). Em conjunto debitam uma potência combinada de 544 kW (739 CV) e um binário máximo de 950 Nm. O desempenho do Cayenne Turbo E-Hybrid justifica o seu estatuto de topo de gama. A nova versão acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h.
O novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid tem uma autonomia elétrica superior e tempos de carregamento mais curtos comparativamente ao seu antecessor, com uma nova bateria de alta tensão instalada sob o piso do compartimento de carga, agora com capacidade aumentada para 25,9 kWh, que permite uma autonomia elétrica de até 82 quilómetros (EAER urbano). O novo carregador de bordo de 11 kW permite uma redução ao tempo de carregamento numa wallbox ou numa estação pública adequada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento de capacidade da bateria.
Os novos Cayenne Turbo E-Hybrid estão equipados de série com uma suspensão pneumática adaptativa, que permite aumentar o conforto e a segurança, enquanto oferece um leque ainda mais alargado entre as configurações de suspensão dos modos Comfort a Sport Plus. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) também faz parte do equipamento de série do Cayenne Turbo E-Hybrid, enquanto o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e o eixo traseiro direcional estão disponíveis como equipamento opcional.
As versões do Cayenne Turbo E-Hybrid podem ser distinguidas das restantes também pelo efeito visual. As duas variantes possuem um estilo distinto na secção dianteira reservado aos modelos Turbo, com entradas de ar aumentadas e destacadas pelas lâminas em Preto brilhante, assim como as extensões das cavas de roda e o para-choques traseiro em cor exterior. As saídas de escape duplas em aço inoxidável escovado e as pinças de travão em vermelho são outras características diferentes das restantes versões.
No interior as características do Cayenne Turbo E-Hybrid também se notam. O revestimento do tejadilho é em Race-Tex e como equipamento de série, inclui-se o volante desportivo GT, aquecido, com botão rotativo para a seleção dos modos de condução, bem como os bancos desportivos em Pele com regulação em 18 vias. Os bancos Comfort em Pele com regulação em 14 vias estão disponíveis como opcional.
Além de ter outras características que diferem, o novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid também beneficia de todas as novidades introduzidas na renovação do modelo apresentada no início de 2023, onde se incluiu o novo painel de instrumentos digital com design curvo e opções de visualização variáveis, uma consola central redesenhada e o opcional ecrã do passageiro dianteiro.
A Porsche quis ainda dar um outro toque desportivo ao Cayenne Turbo E-Hybrid, ao apresentar o Coupé com Pacote GT. Esta versão oferece à gama de modelos híbridos algumas características de performance selecionadas do Cayenne Turbo GT, a versão focada na performance em estrada que já não é oferecida em Portugal. Todos os sistemas de chassis e controlo, incluindo a suspensão pneumática, receberam uma afinação específica. A distância ao solo é reduzida em 10 mm e os rolamentos específicos do GT aumentam a curvatura do eixo dianteiro em -0,58 graus com as rodas dianteiras mais largas. Os travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) também fazem parte do equipamento de série no Pacote GT, passando os pneus performance para as jantes GT Design de 22”, PDCC e eixo traseiro direcional a ser opcional.
No exterior este pacote caracteriza-se pela sua secção dianteira específica com detalhes em preto, extensões das cavas de roda em preto, asa do tejadilho com placas laterais em carbono, saídas de escape centrais do sistema de escape em titânio do Turbo GT e um difusor traseiro em Carbono. O tejadilho é também em fibra de carbono. O Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT vai dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge uma velocidade máxima anunciada de 305 km/h.
O novo Turbo E-Hybrid é o segundo de três opções híbridas que a Porsche vai introduzir durante o ano de 2023 e já pode ser encomendado. Em Portugal, o preço começa nos 212.528€. Na versão Coupé o preço arranca nos 216.095€ e no que diz respeito ao Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT, o preço começa nos 250.538€, mas a disponibilidade é limitada aos mercados onde o Cayenne Turbo GT já não está disponível devido aos regulamentos locais, com acontece na Europa.
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