Porsche Cayenne: Atualizações trazem mais argumentos
O Porsche Cayenne já anda na estrada há duas décadas sendo a atual geração de veículos, a terceira da história deste modelo. Lançada em 2017, esta geração conta agora com um novo pacote de atualizações com alterações profundas nas motorizações, chassis, design e equipamento de série reforçado. O resultado é mais performance, tanto em estrada como fora dela, sem abdicar do conforto.
O novo Cayenne estreia um conceito de controlo e visualização altamente digital, nova tecnologia de chassis e inovações tecnológicas. Os faróis em LED HD Matrix garantem a iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução, um sistema de qualidade de ar filtra as partículas poluentes no interior e, pela primeira vez no Cayenne, o passageiro dianteiro pode ter o seu próprio ecrã de infotainment.
Novo Interior aprimorado
O Porsche Driver Experience, estreado no Porsche Taycan, é agora aplicado ao Cayenne. As funções que o condutor utiliza com mais frequência estão localizadas no volante ou imediatamente ao lado do mesmo. Uma característica chave do novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.
Em estreia no Cayenne, temos um painel de instrumentos totalmente digital com 12,6 polegadas com design curvo e opções de visualização variáveis. O ecrã central de 12,3 polegadas do Porsche Communication Management
(PCM) permite aceder a todas as funções relevantes do veículo. São também fornecidas aplicações como Spotify® e Apple Music® para otimizar a conectividade do novo Cayenne. Igualmente em estreia no modelo é a possibilidade de ter um ecrã com 10,9 polegadas no lado do passageiro dianteiro.
As mudanças não se ficaram pelo interior, com um exterior revisto, com alterações nos guarda-lamas, capot, faróis (LED Matrix de série), além de termos mais três opções de cores e uma nova gama de jantes de 20, 21 e 22 polegadas.
Modos de condução agora mais distintos
A experiência de condução mantém os níveis de exigência do Cayenne, com suspensão de molas de aço, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM) e a experiência de condução pode ser ainda mais aperfeiçoada com a nova suspensão pneumática adaptativa com duas
câmaras e duas válvulas (agora com diferenciação mais acentuada entre os modos Normal, Sport e Sport Plus). Os sistemas de assistência à condução foram também aprimorados com o limitador de velocidade ativo e o assistente de manobra de emergência, o assistente de curva e o Porsche InnoDrive melhorado como parte do cruise control adaptativo.
Opções de motorização
Na Europa, o novo Cayenne é apresentado com três motorizações. O V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche, substitui o motor V6 no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 349 kW (474 CV) e um binário de 600 Nm – mais 25 kW (34 CV) e 50 Nm do que o antecessor – tanto o SUV como o SUV Coupé conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h.
A versão de entrada na gama Cayenne está equipada com o motor V6 de 3.0 litros turbo otimizado. Agora, debita 260 kW (353 CV) e 500 Nm de binário, um acréscimo de 10 kW (13 CV) e 50 Nm.
O motor de seis cilindros serve também como base para a motorização do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico, que ganhou 30 kW para um novo máximo de 130 kW (176 CV), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 CV). Equipado com uma bateria com capacidade aumentada dos 17,9 kWh para os 25,9 kWh, é agora possível, mediante o nível de equipamento, conseguir uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros (WLTP). Um novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento numa fonte de energia apropriada para menos
de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria.
Fora da União Europeia, o Turbo GT ainda é o topo de gama em vários mercados da Porsche. Está disponível em exclusivo na variante Coupé e beneficia de todas as melhorias e inovações da restante gama. De referir também que o motor V8 de 4.0 litros biturbo teve um aumento de potência, debitando agora mais 14 kW (19 CV), para um novo máximo de 485 kW (659 CV). O Cayenne Turbo GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.
Em Portugal, o preço do novo Cayenne começa nos 124.360 € (128.361 € na variante Coupé). Já as versões Cayenne E-Hybrid começam nos 112.197 € (115.272 € na variante Coupé), enquanto o preço do Cayenne S começa nos 159.750 € (165.121 € na variante Coupé). O novo Porsche Cayenne já está disponível para encomenda, com o início das entregas na Europa previstas para julho de 2023.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários