Porsche, BMW, Mercedes e Volkswagen pararam vendas de híbridos
A adoção do protocolo WLTP está a criar alguma perturbação nos construtores e a notícia que alguns deles suspenderam as vendas de modelos híbridos não deixa ninguém surpreendido.
Os modelos testados pelo protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Veihcles Light Test Procedure) seguem um processo bastante diferente do velhinho NEDC (New European Driving Cycle) e os modelos híbridos são atingidos de maneira violenta, pois o efeito da bateria totalmente carregada foi muito reduzido, pelo que os valores de CO2 registados aumentaram para lá dos 50 gr/km de CO2 que dá acesso aos incentivos fiscais. Com esta situação, muitos híbridos perderam os apoios estatais em alguns mercados. Por exemplo, na Alemanha, modelos houve que saíram do plano de apoios e perderam 3 mil euros de incentivo á compra.
Perante isto, muitos construtores decidiram parar a venda de modelos híbridos para perceber se vale a pena investir em colocar uma bateria maior para voltar a entrar nos esquemas de incentivos.
Para já, Mercedes, BMW, Porsche e Volkswagen pararam a produção e a venda de modelos híbridos, tendo em atenção que no dia 1 de outubro entra em vigor o WLTP e será por esse protocolo que todos os modelos devem estar homologados.
A VW parou as vendas do Passat GTE, só o segundo híbrido mais vendido na Europa. E só regressará em julho de 2019 quando for revelado o renovado Passat. Também o Golf GTE deixou de estar à venda, o 4º modelo híbrido mais vendido na Europa. O regresso nem sequer foi programado, ainda, mas um porta voz da VW já veio dizer que em primeiro lugar estão os modelos de volume e como as homologações estão numa espécie de estrangulamento por falta de tempo das autoridades reguladoras, os híbridos Plug In ficam em “stand by”.
Na Porsche, Panamera e Cayenne híbridos foram retirados do mercado e a casa de Weisach já avisou que não regressam tão depressa. Recordar que 69% das vendas do Panamera são da versão híbrida.
A Mercedes não tem nenhum híbrido Plug In disponível para encomenda, mas parece já ter resolvido o problema pois espera recomeçar a venda desses modelos dentro de dois meses, começando com o Classe e depois o Classe E. O Classe C só em 2019. A Mercedes garante que todos ficam abaixo das 50 gr/km de CO2.
No caso da BMW, o 530e está á venda e a casa alemã assegura que emite menos de 50 gr/km de CO2 e o 225 xe Active Tourer também está á venda, mas com 57 gr/km de CO2, acima do limite dos incentivos. Os outros modelos esperam por melhores dias.
Finalmente, a Mitsubishi conseguiu rever o Outlander PHEV e debaixo dos testes WLTP, emite 46 gr/km de CO2.
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