Porsche apresenta um conjunto de decorações históricas para o 911 Dakar
Inspiradas nos modelos que participaram no East African Safary Rally de 1971, 1974 e 1978, as três novas decorações do Porsche 911 Dakar são uma homenagem ao passado da marca.
A nova versão aventureira do Porsche 911, com muito mais do que a capacidade de se afastar do asfalto, foi apresentada com uma decoração um pouco mais exclusiva, inspirada no modelo que venceu o Rali Paris-Dakar em 1984. Está incluída no Pacote Rallye Design disponível como opção para este modelo e confere-lhe um visual mais especial.
No entanto, a história do Porsche 911 no mundo das competições mais afastadas do asfalto começaram muito antes da prova conquistada por este modelo em 1984. No início da década de 70, o Porsche 911 já andava a explorar novos caminhos e a participar em provas como o East African Safary Rally. E para homenagear essas participações, a Porsche acaba de apresentar mais três decorações específicas para o seu 911 Dakar, também disponíveis com o (opcional) Pacote Rallye Design.
Os conjuntos de películas históricas destinados ao Porsche 911 Dakar, podem ser adquiridos posteriormente através da Porsche Exclusive Manufaktur. Os conjuntos de películas decorativas “Rally 1971” e “Rally 1974” também podem ser encomendados através do programa Porsche Tequipment nos Centros Porsche.
Rali de 1971: quinto lugar para o 911 da equipa polaca
A prova levou os participantes a percorrer mais de 5.000 km através da savana, deserto e das terras altas do Quénia, o que confere o estatuto de um dos ralis mais duros de sempre. A Porsche enfrentou o desafio pela primeira vez como equipa de fábrica em 1971. No exterior, os modelos 911 S modificados só eram identificáveis pelos autocolantes pretos no capot, guarda-lamas dianteiros e nas portas. O conjunto de películas decorativas “Rally 1971” para o 911 Dakar é inspirado nesse mesmo design e acrescenta o número 19 que pertenceu ao 911 mais bem-sucedido do rali de 1971 – ficou no quinto lugar, conduzido pelos polacos Zasada e Bien. Este conjunto está disponível como opção por 4.305 €.
Rali 1974: Björn Waldegård entra na luta
O East African Safary Rally apresentava etapas verdadeiramente longas – em 1974, a prova foi dividida em três secções entre 1.450 e 2.019 quilómetros, com as equipas a terem cinco dias para as completar. Dos 99 veículos inscritos, apenas 16 conseguiram cruzar a linha de meta. Björn Waldegård, vencedor do campeonato sueco de ralis e que também venceu por duas vezes o Rali de Monte Carlo ao volante de um Porsche, foi líder durante grande parte do rali e iniciou a terceira secção, ao volante do 911 Carrera 2.7 RS, com uma diferença de 36 minutos para o segundo classificado. Contudo, Björn e o seu copiloto, Hans Thorszelius, tiveram danos num braço de suspensão, algo que acabou por custar-lhes 72 minutos e, no final, a dupla acabou o rali na segunda posição. Uma das características do patrocinador principal do veículo eram as faixas azuis que percorriam os guarda-lamas do 911 pintado em branco. A decoração atual relembra este tema, embora com riscas mais estreitas e acompanhadas pela inscrição Porsche na zona inferior das portas. O conjunto de películas decorativas “Rally 1974” está disponível como opção por 4.305 €.
Rali 1978: o lendário design de competição
Apesar do desaire em 1974, Björn Waldegård não desistiu. Com um dos dois 911 SC Group 4 feitos à medida, o sueco tentou novamente no Quénia e mostrou desde cedo que vinha para vencer. No entanto, o East African Safary Rally voltou a provar que era traiçoeiro: braços de suspensão, amortecedores, eixo de transmissão – o Porsche de Waldegård sofreu demasiados danos. O sueco teve de se contentar com o quarto lugar, enquanto a dupla sul-africana ao volante do outro 911 SC, Vic Preston Jr. e John Lyall, ficou na segunda posição. As decorações consistiam em superfícies em forma de onda em Laranja, Cinzento-Claro e Cinzento-Escuro, familiares em todo o mundo graças às atividades da Martini Racing Team fundada em 1958. Mais uma vez, os designers da Porsche reinterpretaram a decoração histórica. O número 14 nas portas é o do segundo classificado no rali de 1978, Vic Preston Jr. Este conjunto de películas decorativas “Rally 1978” está disponível como opção por 6.150 €.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários