Porsche 911 S/T: edição especial marca 60º aniversário
O Porsche 911 completa 60 primaveras, nasceu em 1963 e é o modelo mais bem-sucedido da marca alemã, com mais de 1 milhão de unidades produzidas até 2022. O carro foi projetado para ser um sucessor do Porsche 356, e rapidamente se tornou um dos carros desportivos mais populares do mundo. Tem um design clássico que até hoje, nunca saiu de moda e tem, como se sabe, uma longa história de sucesso nas corridas. O 911 é um ícone, e é considerado um dos melhores carros desportivos do mundo, de sempre. Esta edição especial marca o 60º aniversário e é limitada a 1.963 unidades
Para assinalar o aniversário do icónico 911, os engenheiros de Weissach criaram um automóvel desportivo ainda mais purista e ainda mais dedicado ao puro prazer de condução: o 911 S/T. A edição de aniversário une os pontos fortes do 911 GT3 com ‘Pacote’ Touring e os do 911 GT3 RS, o que proporciona uma combinação única. Combina o motor boxer atmosférico de 4.0 litros com 386 kW (525 cv), utilizado no 911 GT3 RS, com uma transmissão manual de relações curtas.
A motorização é acompanhada por uma construção de baixo peso e uma configuração otimizada para a agilidade e dinâmica de condução. O 911 S/T pesa apenas 1.380 kg (peso em vazio, incluindo fluidos), o que faz com que seja a versão mais leve da geração 992. O Pacote Heritage Design, disponível como opcional, é inspirado na versão de competição do 911 S do final da década de 1960, início da década de 1970.
O design deste modelo de aniversário incorpora a experiência da Porsche em GT e desportos motorizados. Este facto reflete-se no comportamento ágil e flexível que garante o máximo de prazer de condução em estradas mais sinuosas. O S/T responde de forma instantânea às ordens do condutor. Cada movimento de direção, cada grama de pressão no acelerador ou no travão é implementado com rapidez e a precisão exata. Ao contrário do 911 GT3 RS, o foco do desenvolvimento do 911 S/T não foi a utilização em circuito, mas sim as deslocações em estradas públicas.
O nome marca este 911 S/T como o descendente de uma versão da primeira geração do 911 que era focada na performance. A partir de 1969, a Porsche passou a oferecer uma versão especial de competição do 911 S. Internamente, era denominado 911 ST. As modificações no chassis, jantes, motor e carroçaria melhoravam significativamente a aceleração, travagem, tração e a aderência em curva. Nesta versão ainda não eram utilizadas as asas traseiras de grandes dimensões e outros apêndices aerodinâmicos. O novo 911 S/T recupera o espírito do 911 S (ST) original e transfere-o para a atual geração do Porsche 911. A edição de aniversário combina elementos do 911 GT3 RS com a carroçaria do 911 GT3 com Pacote Touring, e complementa-os com componentes de peso reduzido especialmente desenvolvidos para o 911 S/T. O resultado é uma experiência de condução única dentro do portefólio 911 GT.
Construção de baixo peso desde as asas até à embraiagem
Entre outras soluções, o 911 S/T consegue o seu comportamento ágil e direto através de um design de baixo peso e consistente. O capot, o tejadilho, os guarda-lamas e as portas, com as impressionantes entradas de ar, são fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O mesmo é aplicado à célula de segurança, à barra estabilizadora do eixo traseiro e ao elemento de reforço do eixo traseiro. De série, a Porsche equipa a versão de aniversário com jantes em magnésio, o sistema PCCB, uma bateria de iões de lítio de baixo peso e vidros ligeiros. Com isolamento reduzido, a supressão do eixo traseiro direcional e a redução de peso da unidade motriz, o 911 S/T atinge um peso em vazio de apenas 1.380 kg, o que o torna otimizado para a condução dinâmica em estradas públicas, sendo 40 kg mais leve do que o 911 GT3 Touring com caixa manual.
Os engenheiros da Porsche desenvolveram, em exclusivo para o 911 S/T, uma nova embraiagem de baixo peso. Em conjunto com um volante monomassa, reduz o peso da massa rotativa em 10,5 kg. Isto melhora a capacidade de resposta do motor boxer atmosférico que aumenta a rotação de forma mais rápida, direta e estimulante. Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades com relações mais curtas do que no 911 GT3, o motor do 911 S/T proporciona uma dinâmica ainda mais imediata. O 911 S/T acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 300 km/h. A emocionante experiência de condução é reforçada pela envolvente sonoridade do escape desportivo de baixo peso que faz parte do equipamento de série. O 911 S/T é o único 911 da atual geração a combinar um design de eixo dianteiro com braços duplos e eixo traseiro multibraços sem função de eixo traseiro direcional. Os amortecedores e os sistemas de controlo foram ajustados em conformidade.
No capítulo da aerodinâmica, o 911 S/T também foi otimizado para as estradas públicas e não para o circuito. O modelo de aniversário está equipado de série com um “Gurney flap” na asa traseira extensível. O equipamento de série inclui também jantes em magnésio de 20 polegadas (à frente) e 21 polegadas (atrás), com aperto central. Os pneus desportivos com 255/35 ZR 20 oferecem um elevado nível de aderência ao eixo dianteiro. No eixo traseiro, o 911 S/T está equipado com pneus desportivos com 315/30 ZR 21. As bacquets em CFRP são igualmente de série. Contudo, os Bancos Desportivos Plus, ajustáveis em 4 vias, estão disponíveis como opção sem custos adicionais. O painel de instrumentos e o relógio do Pacote Sport Chrono têm acabamento num esquema de cores clássico da Porsche, em Verde.
O 911 S/T conta ainda com o exclusivo Pacote Heritage Design, disponível como opcional. A nova cor exterior Azul Shore Metalizado e as jantes em cor Ceramica são exclusivas para esta elegante edição. Nas portas pode ser aplicado, mediante pedido, um número de 0 a 99, bem como uma película decorativa. O Escudo Porsche clássico do 911 original que adorna o capot, os centros das jantes, o volante, os encostos de cabeça e a chave do veículo, sublinha as raízes históricas do 911 S/T. O interior apresenta os centros dos bancos em tecido em Cognac Clássico com faixas em Preto, mais uma homenagem ao passado. Os acabamentos em pele semi-anilina bicolor em Preto/Cognac Clássico com elementos alargados em Pele, revestimento do tejadilho perfurado em Dinamica e outros elementos da Porsche Exclusive Manufaktur completam o pacote. O logótipo Porsche e a designação 911 S/T na traseira são em Dourado.
A Porsche Design criou em exclusivo para os clientes do 911 S/T o Chronograph 1 – 911 S/T. Com caixa em titânio, este relógio exclusivo segue o princípio de construção de baixo peso da nova edição especial e purista do 911. O coração do cronógrafo é o Porsche Design WERK 01.240 com certificação COSC e função flyback. É acionado por um rotor com o design da jante em magnésio do 911 S/T.
O novo 911 S/T já pode ser encomendado, com o preço a começar nos 372.048 euros. O Pacote Heritage Design 60 Years 911 custa 18.093 euros. Por fim, o Chronograph 1 – 911 S/T está disponível por 12.352 euros.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários