Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

Porsche 911 R vs Nissan GT-R: ‘conflito de gerações’

By on 2 Agosto, 2017

Os Porsche 911R e Nissan GT-R são uma montra de potência, tecnologia e, em resumo, alta performance. Porém, e apesar de certamente ambos deixarem um sorriso estampado na cara de todos os que neles habitem e experienciem a vida a bordo, principalmente ao volante, há grandes diferenças a separá-los.

O 911 R é um modelo moderno, mas com características que nos apelam à nostalgia e ao passado. O principal destaque vai para a sua caixa manual de seis velocidades. Quase que faz levantar a pergunta: Ainda se usa? Sim, e talvez depois de a experimentarem, em pleno século XXI, os amantes de condução desportiva e com um gosto mais ‘old school’, não quisessem outra coisa.

No fundo, é um modelo que nos oferece o essencial: bancos, volante, pedais e muito prazer de condução. Esqueçam o rádio e o ar condicionado, acessórios que não estão contemplados… nem precisam.

Já o Nissan GT-R é um exemplo de colocar no mundo real aquilo que de melhor o mundo virtual tem. É trazermos para a estrada modelos que também fazem furor nos jogos virtuais e que, na realidade, estão munidos de tecnologia a um ponto tal que o feeling que fica é outro… o da era moderna, um sabor a futuro e a tecnologia.

Independentemente dos gostos, este é um paralelismo em relação ao qual Alex Goy dá um belo parecer no vídeo que podem ver em baixo ou clicando AQUI.

Fonte: Carbuzz; Porsche; Nissan

André Duarte

 

FICHA TÉCNICA – Nissan GT-R 3.8 V6

Motor

Tipo – 4 válvulas por cilindro, V6, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 3.799

Diâmetro x curso (mm) – 95.5 x 88.4

Potência máxima (cv/rpm) – 565/6800

Taxa de compressão – 9,0: 1

Binário máximo (Nm/rpm) – 637/3300-5800

Transmissão e direção – Tração integral, caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades; pinhão cremalheira, elétrica

Suspensão (fr/tr) – Multillink com molas helicoidais à frente e atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 2,8

Velocidade máxima (km/h) – 315

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 8,8/17/11,8

Emissões de CO2 (g/km) – 275

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) – 4710/1895/1370

Distância entre eixos (mm) – 2780

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1590/1600

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados

Peso (kg) – 1827

Capacidade da bagageira (l) – 315

Depósito de combustível (l) – 74

Pneus (fr/tr)– 255/40 R20 e 285/35 R20

FICHA TÉCNICA – Porsche 911R

Motor

Tipo – 4 válvulas por cilindro, 6 cilindros opostos, injeção direta, admissão variável

Cilindrada (cm3) – 3.996

Diâmetro x curso (mm) – 95.5 x 88.4

Potência máxima (cv/rpm) – 500/8250

Taxa de compressão – 12,9: 1

Binário máximo (Nm/rpm) – 460/6250

Transmissão e direção – Tração traseira, caixa manual de 6 velocidades; pinhão cremalheira, elétrica

Suspensão (fr/tr) – Mcpherson à frente e Multillink atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 3,7

Velocidade máxima (km/h) – 323

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 9,1/20,1/13,3

Emissões de CO2 (g/km) – 308

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) – 4532/1978/1276

Distância entre eixos (mm) – 2457

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1551/1555

Travões (fr/tr) – Discos de cerâmica ventilados/Discos de cerâmica ventilados

Peso (kg) – 1445

Capacidade da bagageira (l) – 125

Depósito de combustível (l) – 64

Pneus (fr/tr)– 245/35 R20 e 305/30 R20

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)