Adamastor Furia: A equipa que fez o impossível
Adamastor Furia: Os números da máquina portuguesa

Por dentro da Adamastor: os meios humanos e técnicos para construir o 1º Supercarro português

By on 24 Novembro, 2023

Com uma equipa de trabalho que reúne, neste momento, catorze elementos com formação académica e profissional nas áreas da engenharia, produção e design – para além de uma rede internacional de parcerias que lhe proporciona o acesso às mais recentes tecnologias – a Adamastor está a impulsionar e materializar a sua visão de um moderno supercarro a partir da sua fábrica e centro de engenharia na zona de Perafita, no Porto.

A fábrica da Adamastor compreende atualmente uma área de trabalho de cerca de 2.225 metros quadrados, com um potencial de expansão até 6.000 metros quadrados que lhe permitirá, no futuro, colocar em prática, de uma forma faseada e sustentada, o seu plano de crescimento, quer ao nível técnico, quer dos meios humanos.

A Adamastor está plenamente focada no seu objetivo de se assumir como um construtor de supercarros de baixo volume de referência, assumindo, igualmente, o posicionamento e compromisso de se estabelecer como um centro de engenharia de excelência, através do qual proporcionará serviços de consultoria, projeto e conceção de tecnologia de vanguarda.

Entre as suas capacidades e competências, destacam-se as instalações de maquinagem CNC, a produção de peças em materiais compósitos, bem como a utilização da mais recente tecnologia de impressão 3D. Nos seus projetos de engenharia são ainda utilizados os mais evoluídos softwares de desenho, simulação e otimização mecânicos, bem como exploradas as enormes potencialidades de ferramentas como a realidade virtual.

Seguindo uma abordagem de produção artesanal, o conceito de fabrico da Adamastor assenta no princípio “assembly bay”, em que uma equipa técnica altamente especializada será integralmente responsável por todo o processo de conceção de cada veículo, fomentando, desde logo, uma maior ligação emocional entre a vertente humana e material que será, sempre, a inspiração pela qual se pauta a excelência do trabalho e qualidade de execução da Adamastor e da sua altamente qualificada equipa técnica.

Da atual equipa da Adamastor fazem parte:

• Daniel Lopes, Técnico de Compósitos formado em Artes e com um grande gosto por trabalhos manuais, possui, igualmente, formação de Lay-Up pela Caetano Aeronautic, SA, tendo trabalhado, por exemplo, com fibra de carbono seca, fibra de vidro seca, kevlar e malha de cobre;

• Diogo Matos, formado em Engenheira Mecânica pelo ISEP – Instituto de Engenharia Mecânica do Porto, desempenha atualmente funções de engenharia na Adamastor, grupo no qual a Adamastor está integrada. Conta, igualmente, com experiência em robótica, na construção de chassis tubulares e de assistência a equipas de competição automóvel.

• Frederico Ribeiro, Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor de Engenharia da Adamastor desde a sua formação e oresponsável pelo projeto, desenho e simulação de componentes estruturais. Conta com uma vasta experiência profissional no âmbito da competição automóvel, tendo colaborado com estruturas de renome como a Speedy Motorsport e a Veloso Motorsport como Engenheiro de Corrida;

• Gerardo Menezes, Mestre em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assume as funções de Gestor de Produção na Adamastor. Conta com 5 anos de formação de condução desportiva em karting, gestão de corrida e mecânica automóvel;

• João Ginete, formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Bristol, é o Chefe de Aerodinâmica da Adamastor. A sua experiência profissional inclui funções na McLaren Racing, Red Bull Racing e Red Bull Advanced Technologies, tendo colaborado em projetos como o Aston Martin Valkyrie, bem como nos monolugares de Fórmula 1 que tanto sucesso têm granjeado ao longo dos últimos anos;

• João Passos assume na Adamastor as funções de Coordenador de Produção e Equipa de Competição, contando com uma vasta experiência profissional no projeto e construção de viaturas de competição.Em conjunto com o falecido Alfredo Matos, fundou a DBE Chassis and Suspension Engineering, empresa com um vasto currículo na construção de automóveis de competição, sejam veículos clássicos ou modelos contemporâneos.

• Nuno Silva Desempenha as funções de Técnico de Compósitos na Adamastor. Com mais de 15 anos de experiência em laminação de fibras e outros materiais compósitos, executa, atualmente, as tarefas de corte de núcleos e tratamento de placas de epoxy para laminação, bem como de fabricação de moldes e laminação de peças monolíticas.

• Pedro Abreu, Mestre em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, assume as funções de Engenheiro de Produção na Adamastor. Com experiência em vários softwares de modelação CAD, CAM e FEA, conta, também, com conhecimentos teórico-práticos dos processos de fabrico de peças em materiais compósitos.

• Ricardo Quintas, formado em Gestão e Administração pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, é o Diretor Executivo (CEO) e um dos fundadores da Adamastor. Com uma vasta experiência em cargos de Direção e Gestão de várias empresas nas mais variadas áreas de negócio, Ricardo Quintas é uma das forças impulsionadoras da Adamastor.

• Samuel Busovsky, formado em Industrial Design & Technology pela Brunel University London, é o Diretor de Design da Adamastor desde julho de 2019. Conta com uma vasta experiência com software de modelação CAD e é o responsável pelo design do interior do novo automóvel da Adamastor, incluindo todas as suas fases de conceção, desde o projeto e modelação à conformidade com a legislação aplicável.

• Vítor Batista desempenha funções de Técnico de Compósitos na Adamastor. Conta com uma vasta formação e experiência enquanto laminador de materiais compósitos adquirida, principalmente, na Caetano Aeronautic, SA.

• Víctor Pinto assume as funções de Técnico de Compósitos na Adamastor. Com uma extensa experiência profissional nas mais diversas áreas da produção, como carpintaria, operador de corte e maquinagem CNC, laminador de vácuo e infusão de compósitos em fibra de carbono, é um dos membros mais recentes da equipa de laminadores da Adamastor.

Este é o capital humano que dá corpo à atividade da Adamastor. Uma estrutura multifacetada que opera na unidade de Perafita, na qual, além do Supercarro a revelar no primeiro quadrimestre de 2024, já fornece componentes para vários clientes, nomeadamente carroçarias e depósitos de combustível em fibra de carbono, hélices para produção de energia eólica, entre outras.

É aproveitando todo o “knowhow” da equipa de colaboradores e a experiência entretanto acumulada nas mais variadas áreas de produção industrial que a Adamastor está já na reta final para levar para a pista para os primeiros testes daquele que será o primeiro Supercarro, nascido em solo português.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)