Polestar reduziu as suas emissões em 9% em 2023
Polestar: Redução nas emissões em 2023

Polestar 5 será um dos modelos mais desportivos desta nova marca

By on 25 Fevereiro, 2022

O próximo modelo da Polestar será apresentado apenas dentro de dois anos, com uma nova plataforma e a missão de rivalizar com modelos como o Audi e-Tron GT ou o Porsche Taycan.

A marca premium de automóveis elétricos do grupo Volvo já tem conquistado diversos adeptos por esse mundo fora, continuando a expandir a sua presença em diversos mercados e com Portugal na lista das novas entradas já na primeira metade deste ano.

O seu próximo modelo já se encontra em desenvolvimento e sabemos que terá uma nova plataforma desenvolvida com componentes de alumínio colado, que uniformizam o conjunto da plataforma com a carroçaria, estando esta ideia a ser desenvolvida pela equipa de R&D da própria marca, no seu centro de Coventry, em Inglaterra.

O novo Polestar 5 terá um visual de GT de quatro portas, apontando a modelos como o Audi e-Tron GT ou o Porsche Taycan. E nas imagens divulgadas pela própria marca, já conseguimos ir descobrindo algumas das suas linhas e traços, ainda que a sua chegada ao mercado só esteja prevista para 2024.

A estrutura produzida em alumínio e colada à plataforma oferece uma solução mais leve e rígida, com claras vantagens em termos de desempenho dinâmico, mas também ambiental. Este é um processo que se tem revelado bastante complicado de integrar em modelos de produção em série, mas os engenheiros da marca conseguiram resolver este desafio com um novo processo de fabrico, que junta a carroçaria com a plataforma logo desde o início da produção. E ainda tem a vantagem de ser um processo mais rápido.

O resultado prático é um conjunto de carroçaria e plataforma com um peso inferior ao de automóveis de segmento mais compacto, o que acaba por melhorar a eficiência dos sistemas elétricos, através de um consumo mais reduzido e uma consequente autonomia mais prolongada. Além de também se obter uma melhor rigidez de todo o conjunto, o que também acaba por contribuir para uma condução mais emotiva e precisa.

Segundo Pete Allen, responsável pelo departamento de Investigação e Desenvolvimento da Polestar UK. “Esta arquitetura proporciona excelentes atributos dinâmicos e de segurança, com uma tecnologia de custo mais reduzido, aplicável a grandes volumes de produção”.

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