Pneu com inteligência artificial. Roda e pensa mais que nós?
E se os pneus dos nossos carros também interagissem connosco? Pois bem, do futuro parece que cada vez mais podemos esperar literalmente de tudo. No Salão de Genebra a Goodyear apresentou um protótipo de um pneu inteligente e conectado, o Eagle 360 Urban. Este representa uma esfera impressa em 3D e é o primeiro protótipo de pneu animado por Inteligência Artificial capaz de sentir, decidir, transformar-se e interagir.
Como funciona?
Munido de Inteligência Artificial, este protótipo combina uma pele biónica e um piso mutante. O pneu passa a fazer parte do ‘sistema nervoso’ do veículo e do mundo conectado da Internet. Assim, passa a estar preparado para se adaptar às alterações das circunstâncias.
Segundo a marca avança, em comunicado: “O Eagle 360 Urban da Goodyear conta com uma pele biónica com uma rede de sensores que permite que o protótipo de pneu comprove o seu próprio estado e compile informação acerca do ambiente que o envolve, incluindo a superfície da estrada. Através da conectividade com outros veículos, assim como com a infraestrutura, o tráfico e os sistemas de gestão de mobilidade, o Eagle 360 Urban está também apto a capturar informação relativa à sua própria envolvência em tempo real.
Através da combinação destas fontes de informação, e do seu processamento instantâneo mediante redes neurais programadas com complexos algoritmos de aprendizagem, o Eagle 360 Urban decide a ação mais apropriada. Animado por Inteligência Artificial, o Eagle 360 Urban, a partir das ações anteriores, aprende como otimizar as respostas futuras.
Fabricada em polímero superelástico, a pele biónica do pneu possui uma flexibilidade similar à da pele humana, permitindo-lhe expandir-se e contrair-se. Esta camada exterior cobre um material esponjoso suficientemente resistente para se manter flexível apesar do peso do veículo. Graças à sua flexibilidade, os elementos atuadores existentes sob a superfície do pneu, que atuam como músculos humanos, movem as secções individuais que compõem o desenho da banda de rolamento, adicionando ‘cavidades’ para condições de piso molhado +, ou alisando o piso para condições de piso seco . Deste modo, é implementado um novo piso com uma área de contato mais segura.”
Características principais:
Sentir continuamente as condições da estrada e do ambiente circundante em tempo real, e verificar o seu próprio estado em tempo real;
Processar a informação captada através das redes neurais treinadas com complexos algoritmos de aprendizagem, para decidir o que fazer e aprender para situações futuras;
Transformar-se utilizando o seu próprio piso mutante e a interface pneu/veículo;
Interagir com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet de Todas as Coisas para partilhar a informação que recolheu e as lições aprendidas.
Na dúvida, aqui fica o vídeo:
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários