Pirelli P Zero: 35 anos de um pneu cuja história começou com o Lancia Delta S4 e o Ferrari F40
A gama P Zero é o “repositório” de uma longa história de contínua inovação e tecnologia, tanto no campo dos carros mais prestigiados e extremos dos últimos 35 anos como no automobilismo. Tudo começa com a Fórmula 1, um laboratório essencial ao ar livre que permite que as muitas lições aprendidas nos circuitos sejam transportadas para as ruas. Nos últimos tempos, a família P Zero também se expandiu para a mobilidade elétrica, mantendo o caráter desportivo que sempre a definiu desde o início.
O P Zero nasce em 1986 e, a partir desse momento, torna-se uma referência imediata no segmento das altas prestações, algo atestado pela sua relação com dois dos automóveis mais potentes e extremos da época: o Lancia Delta S4, protagonista do WRC, e o Ferrari F40, que poderíamos definir como o primeiro hipercarro disponível para o público geral. Os pneus P Zero aplicam as inovações técnicas desde a sua criação. De facto, o F40 montou o primeiro pneu de rua numa jante de 17″, com medidas diferentes em ambos os eixos e um índice de velocidade superior a 240 km/h.
Mas esse foi apenas o começo da carreira de sucesso do P Zero, que teve a capacidade de se adaptar às exigências do mundo automóvel, em particular no que aos níveis cada vez maiores de desempenho, segurança e sustentabilidade diz respeito. Em 1994 foi desenvolvido o P Zero System, uma evolução da gama com diferentes bandas de rodagem para os pneus do eixo dianteiro e traseiro e que procurava combater os eventos aquaplanagem. Esta inovação foi revolucionária na época e surgiu ao lado de ícones como o Ferrari F355 ou o Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera. Ambos os modelos, entre muitos outros, contaram com borrachas desenvolvidas à medida, o que consolidou a estratégia Perfect Fit, hoje capital na estratégia da Pirelli, e que coloca a empresa italiana como líder mundial em homologações ano após ano.
O P Zero Rosso chega em 2000 montado em alguns dos carros mais potentes do momento e com o objetivo de oferecer um rendimento de alto nível sem prescindir do conforto. Com isso, foram obtidas homologações para modelos do porte do Ferrari F430, Ferrari F575M Maranello, Porsche 911, Lamborghini Murciélago ou os SUVs de alto desempenho Porsche Cayenne e Mercedes ML, além de inúmeras aparições em sedãs e carros familiares de alto desempenho com a marca BMW M ou Mercedes AMG. O sucesso desta gama inspirou a Pirelli a criar, dois anos depois, o P Zero Nero, um pneu destinado ao mercado de substituição, e evolução natural do P Zero Nero GT, um produto produzido com materiais inovadores para prolongar a sua vida útil.
No entanto, o verdadeiro coração do P Zero bate no automobilismo. Todos os pneus que a Pirelli desenvolveu para a Fórmula 1, da qual é o único fornecedor desde 2011, fazem parte da família P Zero, em particular os pneus de 18 polegadas que se estrearam em 2022 para sublinhar a transferência
tecnológica da competição para a rua. Além disso, o P Zero faz também parte do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), o que constitui um novo desafio técnico para a Pirelli.
A crescente importância da mobilidade elétrica levou à estreia da tecnologia ‘Elect’ num pneu P Zero, em 2019. Esta marcação no flanco distingue os pneus desenvolvidos especificamente para responder às necessidades técnicas dos carros eletrificados: maior autonomia, menos ruído no habitáculo e máxima aderência.
A história do P Zero continua até hoje com uma gama de pneus em constante evolução e que foi criada à medida de um mercado que não para de se desenvolver, cada vez com uma maior ênfase na customização. Em 35 anos, a família P Zero ultrapassou 1.600 homologações para carros Premium e Prestige.
A lenda do P Zero é reforçada com os três novos pneus apresentados no Goodwood Festival of Speed, que lideram a renovação geracional de toda a família. E fá-lo, como sempre, com foco na performance e segurança, mas também na sustentabilidade e eficiência.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários