Pirelli no Festival de Velocidade de Goodwood 2024
Uma nova era dos pneus com sensores e materiais mais sustentáveis;
A Pirelli CyberTM Tyre é a primeira tecnologia com a capacidade de interagir ativamente com os sistemas de controlo do carro: ABS, ESP e controlo de tração;
O Pagani Utopia será o primeiro carro a adotar esta tecnologia;
Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas fábricas europeias da Pirelli será certificada pela FSCTM;
Pirelli e a JLR celebram novo acordo para o fornecimento de pneus certificados pela FSCTM
Conectividade e sustentabilidade são as palavras-chave da Pirelli no Festival de Velocidade de Goodwood, pontos que marcam o início de uma nova era para os pneus. Esta harmonia surge graças à implementação de sensores com a capacidade de recolher e transmitir informações e à utilização dos materiais mais avançados e certificados por entidades independentes na produção de pneus. Avanços que têm sido implementados pela marca italiana ao longo dos últimos tempos e que agora conhecem dois novos capítulos.
A liderar esta nova era está o Pirelli CyberTM Tyre: um sistema da Pirelli baseado em sensores que, pela primeira vez, permite aos pneus – o único ponto de contacto entre o carro e a estrada – comunicarem com os sistemas de controlo de estabilidade do veículo, incluindo o ABS, o ESP e o controlo de tração. As informações fornecidas pelos sensores são utilizadas para melhorar o desempenho e a segurança. Esta tecnologia será adotada pela primeira vez pelo Pagani Utopia.
Além de oferecer melhor conectividade, esta nova era dos pneus terá um maior foco na preservação do meio-ambiente. A Pirelli continua a investir na investigação e desenvolvimento, através da introdução de novos materiais que substituem os de origem fóssil e da certificação de terceiros que documenta a origem, a rastreabilidade e o uso desses materiais.
Uma parte essencial desta estratégia é a utilização exclusiva de borracha natural certificada pela FSCTM (Forest Stewardship Council) em todas as fábricas europeias da Pirelli, até 20261. A certificação da gestão florestal da FSCTM aplica padrões rigorosos que exigem a preservação da diversidade biológica e a promoção económica dos trabalhadores e das comunidades locais. Uma ampla seleção de veículos topo de gama da Jaguar Land Rover utilizará pneus Pirelli com materiais certificados pela FSCTM, com o grupo JLR a anunciar, no dia 11 de julho, um acordo de fornecimento com a Pirelli para esses produtos.
CYBERTM TYRE: PNEUS QUE COMUNICAM COM O SISTEMA ELETRÓNICO DO CARRO
Os P Zero Corsa, P Zero Trofeo RS e P Zero Winter são os modelos desenvolvidos especificamente para o Pagani Utopia que contam com sensores especiais, colocados na parte interna da banda de rodagem. Estes sensores, conectados via Bluetooth à eletrónica do carro que gere os sistemas dinâmicos do veículo, fornecem informações úteis para que o carro possa selecionar o modo de condução ideal, maximizando o potencial dos pneus montados. Este diálogo entre o carro e os pneus é possibilitado pelo software criado e implementado pela Pirelli, que trabalha diretamente com o “cérebro” eletrónico do carro. Por exemplo, se o carro estiver equipado com pneus de inverno, o ABS ajustará o seu funcionamento para reduzir as distâncias de travagem. Por outro lado, com pneus semi-slick, o controlo de estabilidade e tração ajustar-se-á para aproveitar a maior aderência disponível. Sem esta informação, todos os sistemas que governam a dinâmica do carro funcionariam de forma mais conservadora, utilizando suposições e mapas de motor que não têm em consideração as características e desempenho individuais dos pneus. Este “conhecimento técnico” permite que os sistemas de controlo do carro funcionem de forma mais eficaz, melhorando o desempenho e a segurança.
A tecnologia Pirelli CyberTM Tyre é uma oferta única no mercado, já presente em alguns carros atualmente à venda, mas que agora ganha esta nova funcionalidade, aumentando o nível de especialização da eletrónica dos carros, também no que diz respeito à condução autónoma.
APENAS BORRACHA NATURAL CERTIFICADA PELA FSCTM NOS PNEUS FABRICADOS NA EUROPA ATÉ 2026
Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas fábricas europeias da Pirelli será certificada pela FSCTM: um processo que já foi iniciado e que será gradualmente implementado em todas as fábricas. A certificação de gestão florestal da FSCTM atesta que as plantações são geridas de forma a preservar a biodiversidade e a trazer benefícios para trabalhadores e habitantes locais. A certificação da cadeia de custódia da FSCTM atesta que o material certificado pela FSCTM foi segregado propositadamente e não se encontra contaminado por materiais não certificados, desde a plantação até ao fabricante de pneus.
Na edição de 2024 do Goodwood Festival of Speed, a Pirelli anunciou uma colaboração com a Jaguar Land Rover (JLR) para fornecer pneus que contam com materiais de origem florestal certificados pela FSCTM em toda a sua gama de veículos de luxo.
Em 2021, a Pirelli criou o primeiro pneu de estrada do mundo com borracha natural e rayon certificados pela FSCTM. Outros marcos significativos nesta jornada incluem a introdução de pneus feitos com borracha certificada pela FSCTM na Fórmula 1, desde o primeiro grande prémio de 2024, bem como a estreia da certificação FSCTM no ciclismo há algumas semanas com o novo Pirelli P Zero Race RS2.
VIRTUALIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SÃO A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
As novas ferramentas, como a virtualização e a inteligência artificial, aceleraram o desenvolvimento de produtos e tecnologias, graças, também, ao compromisso da Pirelli com a investigação e desenvolvimento, com a empresa a investir cerca de 5,5% das suas receitas provenientes de vendas de pneus de alto valor todos os anos.
Estes investimentos e metodologias levaram a Pirelli à liderança do mercado de veículos elétricos graças à tecnologia Elect, que foi desenhada para complementar as características dos veículos eletrificados (tanto VE como PHEV). A Pirelli lançou também o P Zero E3 em 2023: o primeiro pneu UHP com mais de 55% de materiais reciclados e de origem biológica, em toda a gama de lançamento de pneus de substituição (certificados por terceiros de acordo com a norma ISO 14021), com uma classificação de triplo A no rótulo de pneus da UE, e a nova tecnologia Pirelli RunForward à prova de furos.
Este produto sublinha o compromisso da Pirelli com a redução da utilização de materiais de origem fóssil em favor de materiais naturais ou reciclados. Para que os clientes possam identificar produtos que contêm pelo menos 50% de materiais reciclados ou de origem biológica, a Pirelli desenhou um logótipo específico para colocar nas paredes laterais dos pneus. O pneu mais recente a ostentar esta marcação personalizada é o novo P Zero Winter 2 Elect4, lançado há poucas semanas, apresentando mais de 50% destes materiais (também certificado por terceiros).
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários