Pininfarina Battista remodelado antes de estar á venda
Estas fotos mostram como a Pininfarina remodelou a frente do seu desportivo elétrico de 1900 CV.
Foi em Turim que a Automobili Pininfarina revelou uma mudança subtil no estilo do Battista, ainda antes do carro iniciar os testes de desenvolvimento aprazados para o final deste ano.
Esta remodelação está ligada ao facto da definição aerodinâmica do carro ter sido alterada, mostrando agora nervuras no capô e os espelhos retrovisores serem mais perfilados para conduzir melhor o fluxo de ar. O conceito vai ser validado em túnel de vento antes do carro começar os testes em pista com Nick Heidfeld, ex-piloto de Fórmula 1 e da Fórmula E a ser o escolhido para esta função.
A Pininfarina reclama para o Battista o título de carro legal para andar em estrada mais potente jamais construído em Itália, pois com um motor elétrico em cada roda, tem quase 1926 CV e um binário de 2299 Nm, suficiente para chegar dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos e dos 0-300 km/h em menos de 12 segundos, com uma velocidade máxima em redor dos 350 km/h.
O Pininfarina Batista é muito semelhante ao Rimac C_Two e a mecânica será partilha com este modelo, apesar do CEO da Automobili Pininfarina, Michael Perschke, insistir que há muitas diferenças entre os dois carros. Seja como for, a empresa detida pela Mahindra está próxima de lançar o seu primeiro veículo, de três que estão num plano de produção: o Battista e dois SUV rivais de modelos como o Bentley Bentayga ou o Lamborghini Urus. Os três modelos serão lançados ao ritmo de um por ano. Sabe-se que os SUV serão mais baratos que o Battista que entra no clube do “milhão de euros” de etiqueta de preço.
Registe-se que a Pininfarina está a rodear-se de qualidade, pois recentemente contratou René Woillmann, o homem que esteve encarregue de fazer o Mercedes AMG Project One. Trabalhará diretamente com Christian Jung, diretor técnico que veio da Porsche em 2018 e, também, o antigo engenheiro chefe da Bugatti, Peter Tutzer. No design, a Pininfarina tem como líder o italiano Luca Borgogno, que lutou muito para conseguir levar o protótipo à produção final sem alterações e homologável na Europa e nos EUA. O Battista tem a forma de um desportivo de dois lugares e motor central traseiro, sendo possível ver em muitos detalhes a boa escola italiana de estilo.
As vendas do Battista começam já em 2020, no Velho Continente, começando na Ásia e nos EUA em 2021, tendo a Automobili Pininfarina o objetivo, em 2025, de vender entre 8 a 10 mil unidades por ano.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários