Piloto da Peugeot chega junto do 9X8 Hypercar de uma forma mais original
A proeza do piloto Gustavo Menezes, do Team Peugeot TotalEnergies, foi captada em vídeo na última prova do campeonato de resistência, no Bahrein, mas a alguns metros acima do solo.
Há pilotos que gostam de fazer uma entrada em grande, mas para Gustavo Menezes, piloto do Team Peugeot TotalEnergies, a sua chegada à última ronda do Campeonato do Mundo de Resistência FIA 2022 foi um pouco mais original do que o habitual.
Aproveitando a boleia de um helicóptero da Polícia Aérea do Ministério do Interior do Bahrein, o piloto americano saltou de pára-quedas em direção ao Circuito Internacional do Bahrein, com o objetivo de aterrar na pista e arrancar de imediato ao volante do 9X8 Hypercar da Peugeot.
Claro que tudo isto não foi para a prova e sim uma acrobacia destinada a sublinhar o novo ‘slogan’ da equipa da Peugeot, “Allure Born to Race”. Porém, também serviu para que Gustavo Menezes pudesse juntar duas das suas paixões, o automobilismo e o pára-quedismo.
As imagens foram captadas por Jokke Sommer, que conta com uma enorme experiência nesta área, mas são as palavras do piloto que melhor definem toda esta aventura. “O Jokke é um bom amigo e um verdadeiro profissional, capaz de fazer saltos loucos que eu nunca tentaria, e tenho o maior respeito pelo que ele faz. É um dos melhores, por isso foi um verdadeiro privilégio poder saltar com ele“, refere Menezes, piloto profissional de corridas, que compete no 9X8 #94 do Team Peugeot TotalEnergies, e que tem uma licença de pára-quedismo, passatempo espetacular que Menezes partilha e divulga.
Gustavo, quando começaste a fazer pára-quedismo? “Há uns anos, lembro-me de ter ficado impressionado por alguns vídeos que vi sobre pára-quedismo e fiquei com imensa vontade de experimentar. Desde o meu primeiro salto em 2019 tive a sorte de aprender com alguns dos melhores instrutores nesta área. Viajei por todo o mundo e fiz pára-quedismo em lugares incríveis. Adoro a sensação de saltar, que é semelhante à sensação que tenho quando arranco para uma volta de qualificação no 9X8“.
Como piloto de corridas, o teu objetivo é naturalmente vencer. Qual é o teu objetivo no pára-quedismo? “Na minha vida profissional, sim, a minha motivação é obviamente sempre ganhar. É simultaneamente um objetivo e um prazer quando o consigo. Quando salto, o meu momento favorito é a saída do avião ou do helicóptero. Quando salto, deixo tudo o resto para trás. É exatamente a mesma sensação e a mesma adrenalina quando arranco das boxes para a pista no 9X8, na qualificação, onde só importa a velocidade pura. Estamos completamente focados nesse único objetivo, explorando todo o potencial do carro para desbloquear cada milésimo de segundo. São realmente sensações muito semelhantes. A grande diferença no meu caso é que quando estou no carro estou a competir e quando faço para-quedismo é prazer em estado puro. Quando saltas com amigos tens uma visão daquilo que queres fazer durante o salto, e quando o consegues é muito gratificante“.
Um piloto de corridas precisa, claramente, de treinar, mas como se prepara para um salto? “Como farias para qualquer atividade desportiva, tens aulas que te permitem progredir passo a passo. Aprende-se sobre o vento, a abertura do para-quedas, como se posiciona o corpo e como voar. Pratica-se num túnel de vento antes do primeiro salto real, sozinho, mas ligado a um instrutor através de um rádio no capacete que te guia através de aspetos como a altitude, os ângulos que deves tomar ou o momento de abrir o para-quedas“.
Quanto tempo dura um salto e o que é mais rápido, a queda livre ou a aceleração do 9X8? “A aceleração do 9X8 e a velocidade quando se está em queda livre são, na verdade, bastante semelhantes, e atinge-se quase a mesma velocidade máxima. A duração depende da altitude, que determina quanto tempo se tem entre deixar o avião e abrir o para-quedas. Pode variar de 30 segundos até um minuto. O salto em si exige uma concentração intensa, mas quando o para-quedas se abre, de repente, tudo se torna muito mais suave. Podemos ver a vista e tudo o que nos rodeia enquanto flutuamos serenamente em direção ao solo“.
É fácil encontrar os limites? “Como desportista estás sempre a explorar os limites. Tenta-se atingir o máximo roçando os limites, a marca dos melhores. Esta acrobacia prova que quando gostamos do que fazemos, tudo é possível…“.
Para a Peugeot, Gustavo Menezes personifica, na perfeição, os valores chave tanto da marca como dos seus clientes: a emoção e a excelência, aliadas ao desejo de acrescentar um pouco de emoção ao quotidiano. Phil York, Responsável de Marketing e Comunicação da Peugeot, referiu: “Quando ouvi falar desta proeza pela primeira vez, devo admitir que pensei ser uma ideia um pouco louca, um dos nossos pilotos saltar de um helicóptero e aterrar numa pista de corrida, mas também a adorei desde o primeiro momento! O filme demonstra como a Emoção é muito mais do que apenas uma palavra para a Peugeot, é inerente ao ADN da marca. Queremos ultrapassar os limites e ir um pouco mais longe, mas divertindo-nos sempre, e foi precisamente isso que conseguimos com este filme raro de automobilismo. O nosso Peugeot 9X8 Hypercar reflete completamente a nossa filosofia “Allure Born to Race”. Agradeço ao Gustavo Menezes por este feito maravilhoso, que representa perfeitamente esta mistura de excitação e sedução“.
Para realizar esta proeza com sucesso foi necessário o apoio e a assistência do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, do Circuito Internacional do Bahrein, Polícia Aérea do Ministério do Interior do Bahrein, do Major Abdulla Alabsi e de Jokke Sommer. Sem eles, nada disto teria sido possível. A Peugeot e o Team Peugeot TotalEnergies apresentam a sua sincera gratidão a todos eles.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários