Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço

Pikes Peak: IONIQ 5 N de 650 cv em busca do recorde

By on 11 Abril, 2024

Na 102ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak (PPIHC), a Hyundai vai competir com duas unidades do IONIQ 5 N de 650 cv, buscando quebrar o recorde de SUV/Crossover elétrico de produção. Os pilotos Paul Dallenbach e Ron Zaras liderarão esta tentativa, com Dallenbach sendo um veterano vencedor da PPIHC e Zaras sendo um estreante. Além disso, a Hyundai estreará uma versão modificada do IONIQ 5 N antes das ADAC RAVENOL 24 Horas de Nürburgring, com Dani Sordo e Robin Shute como pilotos. O IONIQ 5 N foi escolhido devido à sua capacidade em pista, com tecnologias avançadas e melhorias estruturais que o tornam adequado para o desafio.

A Hyundai está a lançar uma versão modificada do IONIQ 5 N para competir na PPIHC e nas ADAC RAVENOL 24 Horas de Nürburgring, com Dani Sordo e Robin Shute como pilotos. Shute, quatro vezes vencedor geral e Rei da Montanha em Pikes Peak, junta-se a Sordo, piloto espanhol do Campeonato Mundial de Ralis da Hyundai Motorsport. A escolha do IONIQ 5 N para bater o recorde de SUV/Crossover elétrico na PPIHC se deve à sua capacidade em pista, testada e desenvolvida no Nürburgring Nordschleife, com melhorias estruturais, eixos de tração inspirados em Ralis e gestão térmica aprimorada, entre outras tecnologias avançadas.

Especificação Valor
Potência do motor
Dianteiro 166 kW / 226 cv
Traseiro 282 kW / 383 cv
Potência total 448 kW / 609 cv
Modo N Grin Boost 478 kW / 650 cv
(Dianteiro/Traseiro) (175 kW / 238 cv)/(303 kW / 412 cv)
Bateria Capacidade 84 kWh
Carregamento
Velocidade de carregamento 238 kW (com carregador DCFC de 350 kW)
Tempo de carregamento 10% a 80% em 18 minutos
Dimensões
Comprimento 185,6” (4717 mm)
Largura 76,4” (1940 mm)
Altura 62,4” (1585 mm)
Distância entre eixos 118,1” (30000 mm)
Pneus Yokohama Advan V107 275/35R21
Sistema de travagem
Dianteiro 4 êmbolos (15,75”²)
Traseiro 1 êmbolo (14,2”)
Travagem regenerativa Desaceleração 0,6 g
(durante ativação do ABS) 0,2 g
0-60 mph (0-96 km/h) Aprox. 3,25 seg. (com Launch Control e função Grin Boost)
Velocidade máxima 162 mph / 260 km/h (limitada eletronicamente)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)