Peugeot revela versões híbridas Plug-In das gamas 508 e 3008
O AUTOMAIS já lhe tinha adiantado que o PSA Group estava preparado para avançar para a eletrificação da sua gama e, dias depois, aqui estão os detalhes sobre os primeiros modelos híbridos PlugIn: 508, 508 SW e 3008.
Os planos de eletrificar toda a sua gama com modelos híbridos ou totalmente elétricos a partir do próximo ano, começando com versão híbridas “Plug In” do 508, 508 SW e 3008, chegando no próximo ano uma variante totalmente elétrica do 208.
O PSA Group criou dois sistemas híbridos: Hybrid e Hybrid 4, ambos ligados a uma caixa automática de 8 velocidades e autonomia em modo elétrico de 50 quilómetros. O Peugeot 508 e a versão SW utilizam a versão Hybrid que inclui o bloco a gasolina PureTech com 180 CV e um motor elétrico de 110 CV, o que permite uma potência combinada de 228 CV, com emissões de CO2 inferiores a 49 g/km. Já o 3008 utiliza o sistema Hybrid4, cuja diferença está nas quatro rodas motrizes e uma suspensão traseira multibraços. A unidade de potência possui um motor a gasolina com 200 CV e dois motores elétricos que debitam 110 CV. Contas feitas, são 305 CV que permitem chegar dos 0-100 km/h em 6,5 segundos. O 3008 terá, também, o sistema Hybrid, mais barato, mas lá mais para o meio de 2019.
Ambos os sistemas estão equipados com o sistema i-Boost. Um sistema de travagem que armazena e conserva energia sempre que o carro trava e desacelera. Outro sistema é o e-Save, que permite reservar a energia nas baterias para uma utilização posterior, por exemplo, após uma viagem em autoestrada e chegada a uma cidade. Na autoestrada armazena energia para depois a utilizar dentro do casco urbano. A Peugeot reclama que os modelos PHEV podem ser recarregados em menos de duas horas utilizando uma “wallbox” e que o sistema de recarregamento pode ser arrumado sem perturbar a bagageira, num nicho colocado debaixo da mala.
Para controlar o sistema híbrido, o Peugeot i-Cockpit recebe novas aplicações que permitem controlar os fluxos de energia, a eficiência, enfim, tudo ligado ao sistema híbrido. Outras informações como o modo de condução, o nível de carga da bateria e a autonomia elétrica, estarão na linha de visão do condutor. Ainda não há preços, mas acredita-se que os modelos PHEV estarão no topo das duas gamas.
0 comentários