Nissan Juke N-Design disponível em Portugal, a partir de 26.200 euros
Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades

Peugeot e-Legend x Nissan IDx Freeflow: separados à nascença?

By on 21 Setembro, 2018

Quem levantou a “lebre” foi Dan Mihalascu, jornalista do sítio de internet “Carscoops”: o e-Legend é muito parecido com o IDx da Nissan. Vamos confirmar.

Olhando para as fotos, percebe-se que há, realmente, uma semelhança de formas assinalável, sendo que o e-Legend recorda o Peugeot 504 Coupe, o segundo o Datsun 1600 SSS.

Olhando a lateral, o que não faltam são semelhanças entre os dois carros, os faróis são quatro, embora no e-Legend sejam achatados, as grelhas possuem o mesmo filamento que corre por baixo dos faróis, as entradas de ar são diferentes, mas o desenho aproxima-se em vários pontos e até o capô motor é semelhante. Wow!

Ambos os protótipos têm as cavas das rodas vincadas (as do IDx são coloridas), mas aui surge a primeira grande diferença: o Nissan tem uma saída de ar de cada lado, o Peugeot não. Ainda na lateral, os detalhes é que os afastam, porque a volumetria é praticamente igual. O Peugeot tem um para brisas envolvente, o Nissan é mais convencional, o IDx tem um tejadilho flutuante, o e-Legend não. O carro japonês tem puxadores nas portas, o francês não, e o corte das portas é muito diferente.

Na traseira, ambos terminam a carroçaria de forma abrupta, as linhas que descem da tampa da mala são muito semelhantes e até a posição dos grupos óticos é quase igual. Depois todos os pormenores distanciam-nos um do outro, nomeadamente, a existência de um escape central no Nissan que o Peugeot, naturalmente, sendo elétrico, não tem. Outro detalhe: o IDx tem os espelhos exteriores nos guarda lamas, o Peugeot tem-nos pendurados nas portas. Já o interior é totalmente distinto entre os dois.

Como já referimos, o Peugeot e-Legend inspira-se no Peugeot 504 Coupé de 1969, desenhado por Pininfarina, enquanto o Nissan IDx Freeflow é uma reinterpretação do Datsun 510 Coupe, lançado em 1967 e que em Portugal não esteve á venda, mas é sensivelmente o mesmo carro que o Datsun 1600 SSS com quatro portas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)