Peugeot 3008 elétrico desafia Tesla, Renault e Volvo (entre outros) com autonomia imbatível
Adeus (ou até mais logo!), paragens para recarga! O novo Peugeot 3008 elétrico promete alcance recorde. Será uma nova era dos carros elétricos?
A Peugeot lançou uma versão totalmente elétrica do seu compacto SUV 3008, com uma impressionante autonomia de até 700 km. Isso significa uma vantagem significativa em viagens longas em comparação com concorrentes como Tesla, Renault e Volvo.
O novo e-3008 será lançado na primavera, para já apenas com uma bateria de 73 kWh que oferece até 527 km de autonomia e um motor elétrico único com 210 cv, além de uma versão ‘mild hybrid’ a gasolina. A Peugeot espera que cerca de metade dos compradores europeus optem pela versão totalmente elétrica.
A Peugeot compara ainda o e-3008 com o Renault Scenic E-Tech, o Volvo EV30 e o Tesla Model Y, destacando a capacidade do e-3008 de realizar uma viagem de até 770 km com apenas duas paragens, potencialmente economizando mais de 30 minutos em comparação com seus concorrentes.
Versões mais potentes e com maior autonomia do e-3008 serão lançadas em 2025, com uma bateria de 98 kWh oferecendo até 700 km de autonomia. A eficiência energética é destacada, com um consumo de 13,9 kWh por 100 km.
O preço do 3008, que possui um design mais aerodinâmico que a geração atual, começa em €38.490 para a versão híbrida leve e €44.990 para o e-3008, elegível para um subsídio do governo francês de €4.000 para compradores de VE. Valores que terão de ser, depois, oficialmente confirmados.
O e-3008 enfrentará a concorrência não apenas de modelos mainstream, mas também de EVs premium, como o Volvo EV30 e o Tesla Model Y. O interior redesenhado apresenta uma tela de 21 polegadas no painel, além de outras atualizações de design e funcionalidade.
O 3008 é o primeiro carro do grupo Stellantis na plataforma STLA Medium, que pode acomodar tanto motores elétricos quanto a combustão interna, oferecendo flexibilidade em um mercado em mudança.
A produção do e-3008 começará na França, com baterias fornecidas pela BYD e posteriormente pela ACC, uma joint venture da Stellantis, Mercedes-Benz e Total Energies.
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