Peugeot 2008 já pode ser encomendado a partir de 21.500€, chega em janeiro
O AUTOMAIS/AUTOSPORT está na apresentação
internacional do novíssimo Peugeot 2008, carro que já pode ser encomendado com
a comercialização oficial a começar no dia 13 de janeiro. O primeiro ensaio
pode ler amanhã no seu sítio de internet.
O 2008 está construído na mesma base do 208 e
faz parte do “Unboring the Future” (desaborrecer o futuro) e do “Exciting
choice”. O primeiro é alcançado através de um estilo musculado do mais belo
efeito, o segundo oferece-lhe a possibilidade de escolher o 2008 que quiser,
seja a gasolina, gasóleo ou puramente elétrico.
Para a Peugeot, o 2008 é um “objeto escultural
e de desejo” e isso é confirmado nas fotos e ao vivo. Tal como sucede com o
208, o 2008 é musculado na medida certa e, sim é verdade, o carro é muito
bonito e atraente. Todos os detalhes do 208 estão presentes e desde os “dentes
de leão” às garras nos farolins traseiros, tudo contribui para num estilo
delicioso, rubricado pelas jantes de liga leve de 18 polegadas. Pode, depois,
optar pelo tejadilho bicolor e pela personalização.
No interior, estamos perante a mesma receita
do 208, ou seja, o i-Cockpit 3D (do melhor efeito, diga-se) com decoração a
mudar consoante o nível de acabamento. Com o comprimento a crescer, o 2008 tem
uma habitabilidade fantástica (distância entre eixos de 2,6 metros) e uma
bagageira com 434 litros, mesmo na versão elétrica. Quanto à modularidade, é
assegurada por um piso duplo (duas posições), consoante as versões, que oferece
um piso quase 100% plano após o rebatimento dos bancos traseiros.
Os espaços de arrumação a bordo permitem
colocar e guardar todos os objetos do dia-a-dia: bolsas nas portas, um
porta-luvas juntam-se um amplo espaço de arrumação sob o apoio de braço central
dianteiro e um outro à frente da alavanca das velocidades. Por fim, um espaço
de arrumação mais pequeno, na zona inferior da consola central, que também
acolhe a útil base de carregamento por indução que com a tampa aberta, pode
acolher um smartphone.
O teto de abrir opcional oferece uma luminosidade,
e a sua abertura para o exterior mantém a habitabilidade e o espaço ao nível da
cabeça nos lugares traseiros. O interior oferece ainda um ecrã flutuante que
pode chegar às 10 polegadas, que serve o sistema de info entretenimento.
Os equipamentos e as ajudas à condução são
herdados dos segmentos superiores. O arsenal tecnológico não deixa de
impressionar: Drive Assist, que combina regulador de velocidade adaptativo com
função Stop & Go com a caixa automática EAT8; Park Assist, que gere
automaticamente a direção para entrar e sair de um lugar de estacionamento, com
apenas 60 cm de espaço entre os veículos, depois de estacionado; travagem
automática de emergência de última geração, que deteta peões e ciclistas, de
dia e de noite, de 5 km/h a 140 km/h; alerta ativo de transposição involuntária
de faixa (ou do limite); alerta de atenção ao condutor, aconselhando, se
necessário uma pausa na condução; comutação automática dos máximos;
reconhecimento alargado de sinais de trânsito (sentido proibido, stop), com
recomendação para os sinais de velocidade, vigilância de ângulo morto, travão
de estacionamento elétrico. Compatibilidade MirrorScreen, que inclui a Apple
CarPlay e Android Auto.
Além da recarga por indução, há, consoante as
versões, até 4 fichas USB (2 à frente, incluindo um USB–C, e 2 atrás). A
navegação 3D TomTom Traffic tem sistema atualizado de comandos por voz. A Focal
fornece o sistema de som Premium, como já tinha feito para os 3008, 508 e 5008.
O 2008 tem três modos de condução, Eco,
Normal, Sport e em determinadas versões está disponível o “Grip Control”,
associado ao sistema de controlo de descida (HADC). A eficiência esteve no
centro do desenvolvimento do 2008. Por exemplo, todos os motores contam com
entradas de ar pilotadas, jantes com fluxo de ar orientado e revestimentos
inferiores (sob o piso), soluções que permitem otimizar a aerodinâmica.
Quanto à gama oferecida, tem 4 níveis de
equipamento: Active, Allure, GT Line e GT,
As versões topo de gama GT Line e GT
apresentam equipamentos específicos: faróis Full LED com assinatura luminosa
com 3 garras; jantes em alumínio de 18’ diamantadas, habitáculo com detalhes
específicos: revestimento do tejadilho em preto, costuras na cor “Adamite”,
iluminação do ambiente, bancos dinâmicos, pedais em alumínio.
A versão elétrica tem uma potência de 136 CV e
um binário de 260 Nm, e graças à bateria de grande capacidade de 50 kWh dá uma
autonomia de 320 km (protocolo WLTP). A bateria tem uma garantia de 8 anos ou
160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.
Há dois modos de regeneração da energia de
travagem: Drive (“D”), a recuperação é normal, para uma condução em tudo
semelhante à de um veículo a gasolina ou diesel;
Brake (“B”), permite desacelerações
controladas a partir do pedal do acelerador. As baterias estão implantadas de
forma otimizada no piso, solução que garante uma habitabilidade e um volume de
bagageira idênticos aos das versões térmicas.
Quanto aos tempos de carregamento em função
das potências disponíveis, são os seguintes: 16h para uma carga completa com
uma tomada normal através de um cabo de recarga fornecido para o efeito; entre
5h e 8h para uma carga completa com uma WallBox (trifásica de 11 kW ou
monofásica de 7,4 kW); 30 minutos para recuperar 80% da bateria através de um
carregador público de 100 kW. Dizer que a regulação térmica da bateria permite
utilizar este tipo de carregadores.
A Peugeot oferece, também, a carga diferida
programável: a partir do ecrã de navegação ou a partir de um smartphone com a
aplicação MyPeugeot. Este último sistema também permite iniciar ou parar a
carga a qualquer momento, assim como consultar o estado da carga à distância.
Para um conforto térmico ao melhor nível a Peugeot desenvolveu uma resistência
calorífica de 5 kW, alimentada pela bateria de tração, que assegura o
aquecimento do habitáculo de alta tensão, e uma uma bomba de calor e regulação
automática da temperatura do habitáculo, ambos adaptados para um consumo
energético otimizado.
A casa francesa oferece três serviços logo
desde o lançamento: Easy-Charge, Easy Move e Serenity. O primeiro facilita o
acesso a diferentes soluções de carga com uma gama de soluções adaptadas às
necessidades dos utilizadores. Em casa ou no escritório, uma vasta gama de
equipamentos (tomada reforçada, Wallbox, Smart Wallbox, etc) associada a um
diagnóstico de avaliação da instalação elétrica, permitirá definir a melhor
solução de carga. A instalação final é assegurada pela Peugeot. Paralelamente,
estará disponível futuramente uma oferta de postos de carregamento públicos
através do Free2Move Services. Um sistema de cartão para carregamentos dará
acesso a uma rede de mais de 85 mil postos em toda a Europa. A pré-selecção dos
postos baseia-se na distância, velocidade e preço do carregamento. A navegação
conectada encarregar-se-á da condução até ao posto selecionado.
O segundo garante a mobilidade, sendo uma
ferramenta para planear e organizar viagens através do Free2Move Services.
Finalmente, o Serenity, que acompanha os utilizadores ao longo da vida do e-2008,
oferecendo como opcional e incluído na renda mensal do carro, serviços de
manutenção e assistência técnica, bem como de assistência na estrada. Por
último, a Peugeot entrega um certificado de garantia do nível de capacidade da
bateria do veículo irá facilitar a sua revenda.
A gama de motores térmicos do Peugeot 2008
respeita as mais recentes normas Euro6d, filtro de partículas e Start&Stop.
Para algumas das versões, a Peugeot oferece a caixa automática de de 8
velocidades. No lado a gasolina da gama está o bloco 1.2 litros Puretech de 3 cilindros
e potências de 100, 130 e 155 CV, sendo que esta última só está disponível com
caixa automática e no equipamento GT.
Quanto à oferta Diesel apenas o bloco de 4 cilindros
com 1,5 litros e dois níveis de potência: 100 e 130, este último só com caixa
automática.
Como referimos, há quatro níveis de
equipamento: Active, Allure, GT Line e GT. Os preços arrancam nos 21.500 do 1.2
Puretech 100 CVM6 Active, seguido dos 22.970 euros do 1.2 Puretech 130 CMV6
Active, 23.500 euros do 1.2 Puretech 100 CMV6 Allure, 24.650 euros do 1.2
Puretech 130 CMV6 Allure, 24.970 euros do 1.2 Puretech 130 EAT8 Active, 25.200
euros do 1.5 BlueHDI 100 CVM6 Active, 26.650 euros do 1.2 Puretech 130 CMV6
Allure e GT Line, 27.200 euros do 1.5 BlueHDI 100 CMV6 Allure, 28.650 euros do
1.3 Puretech 130 EAT8 GT Line, 29.200 euros do 1.5 BlueHDI 100 CMV6 GT Line,
30.350 euros do 1.5 BlueHDI 130 EAT8, 32.250 euros do 1.2 Puretech 155 EAT8 GT,
finalizando nos32.350 euros do 1.5 BlueHDI 130 EAT8 GT Line. O 2008 elétrico
está disponível nos quatro níveis de equipamento com preços de 36.600 euros
(Active), 38.350 eurosm (Allure), 40.550 euros (GT Line), 43.450 euros (GT),
sendo que estes modelos podem ser encomendados já, mas as entregas serão feitas
em abril de 2020.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
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