Ouço barulhos ‘estranhos’ no meu carro: tenho que me preocupar?
Habituou-se a guiar o seu carro e quando não lhe apetece ter o rádio ligado a ‘conviver’ com o som do silêncio – ou pouco mais do que isso – dos sons habituais do rolamento na estrada. Só que, de vez em quando podem aparecer sons estranhos, e dependendo do que são, uma coisa é certa: podem requerer a sua atenção.
Um som que surge e depois passa, pode ser muita coisa, ou nada de importante, até mesmo um saco plástico preso no fundo do carro, o que por acaso nunca é bom, dado o facto do escape passar por ali e estar sempre muito quente.
A verdade é que há determinados barulhos nos carros que significam problemas. Se o seu automóvel anda a fazer um ruído estranho e incomum, provavelmente é muito boa ideia passar pela oficina, nem se seja só para ouvir “não se preocupe…” seguido de “é uma coisa simples…” ou, bem pior “tem que deixar já aqui o carro”…
É como quando temos uma pequena dor, pode não ser nada, pode piorar.
Barulhos no carro são como sintomas, se está ‘doente’ ou não é outra história…
São imensas as peças em movimento, quando os carros são recentes, a percentagem dos que têm problemas é muito baixa, mas depois de algum tempo (às vezes nem isso) pode haver ruídos que vão para lá dos que nos habituamos a ouvir. Uma coisa que deve fazer de vez em quando é desligar o rádio e habituar-se a esses sons, para conhecer o que é normal. Se o fizer quando há problemas, deteta logo porque o seu cérebro lhe diz que há aqui qualquer coisa estranha.
São vários milhares as peças diferentes que há no nosso automóvel, e por vezes, não estão ‘paradas’ como deviam. Se ouvir um ruído, a primeira coisa a fazer é determinar de onde vem o som. As principais áreas que deve analisar são debaixo do capot, no interior do carro, na bagageira e à volta das rodas e pneus.
Depois, tente descobrir o que faz o som acontecer. Quando se acelera? Trava? Nos buracos ou irregularidades mais sensíveis na estrada? às vez é só um pequeno parafuso a desapertar-se.
Por exemplo, um um ruído de clique, um estalido mecânico ao tentar ligar o carro é muito provavelmente uma bateria descarregada. Ou o motor de arranque. Outros sons de estalidos pode ser algo tão simples como uma pedra presa no piso do pneu.
Se o estalido vier do interior do motor, preocupe-se muito…
Problemas nos pneus, especialmente a pressão baixa oferecem-nos de certeza ruídos estranhos, por exemplo uma ‘zoada’.
Os sons mais típicos dos carros mais velhos é o som irritante duma correia de distribuição gasta, uma correia da ventoinha a deslizar ou rolamentos de roda. Já os rangidos podem ter origem em peças da suspensão não lubrificadas, dobradiças secas ou batentes do pára-choques da bagageira ou do capot.
Outro barulho muito comum é quando as pastilhas de travão gastaram e o ‘ferro’ roça no ‘ferro’. O barulho é muito facilmente reconhecível. Normalmente é um ‘chiar’.
Se o seu motor fizer um som de raspagem mais ‘metálico’ enquanto acelera, pode estar a ouvir o motor a bater. Esta correção pode ser tão simples como utilizar combustível com maior octanagem. No entanto, também pode significar problemas graves no motor.
A maioria dos carros tem silenciadores destinados a tornar as explosões na saída de escape mais silenciosas. No entanto, se o seu carro soar subitamente como a velha carrinha do seu vizinho, poderá ter um problema de escape. Com o roubo de catalisadores em alta, mais pessoas do que nunca estão a sentir este som.
Esse é certo que nota logo que algo está mal assim que ligar o carro.
Outro exemplo. Quando os amortecedores não estão nas melhores condições, é normal sentir trepidações.
Os ruídos provenientes dos pneus também lhe dizem que algo está mal, tente ver em que roda é, o que não é fácil de saber.
Se ao ligar o sistema de ar condicionado ouvir um ruído contínuo, é sinal de que existem problemas.
Entre os barulhos que acontecem, estão por exemplo sacos de plástico que se prendem às jantes, o barulho é inconfundível. Um som metálico que varia com a rotação do motor, é quase certo que tem aí um problema. Resumindo, qualquer coisa que fuja do que habitualmente ouve no seu carro, é algo que não está bem.
Se o seu carro for mais recente, na maioria dos casos terá ‘avisos’ no tablier quanto às avarias, mas há barulhos que surgem que não têm sensores para avisar. Resumindo, não se terá de preocupar com tudo, mas convém ter a sua atenção, para ver se o barulho, aumenta, diminui, termina, intensifica-se. Se for persistente, não tem solução: mecânico.
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