Os Toyota AE86 elétricos e a hidrogénio já andam em pista a manter a tradição
Depois de terem sido apresentados no Salão de Tokyo por Akio Toyoda como uma alternativa à visão centrada na eletrificação, os dois AE86, um Trueno a hidrogénio e um Levin 100% elétrico já andam em pista.
Durante a apresentação inicial da marca no Salão de Tokyo, Akio “Morizo” Toyota trouxe a sua habitual energia para nos apresentar alguns projetos bastante interessantes. Mas houve dois que captaram de imediato a nossa atenção, até um pouco mais do que todos os outros.
Mesmo no palco, ao lado de Morizo, estavam dois AE86 (um Sprinter Trueno e um Corolla Levin), num estado de conservação imaculado, mas com alguns elementos decorativos foram do comum. Segundo Toyoda, estes são dois dos melhores exemplos da marca, destinados a comprovar que a Toyota não pretende colocar de parte todos aqueles que gostam de conduzir.
Desta forma, o Corolla Levin viu o seu motor original removido e substituído por um totalmente elétrico, enquanto na parte de trás do carro, foi instalada a bateria necessária para alimentar o sistema. No caso do Sprinter Trueno, as modificações são ainda mais complexas, uma vez que este modelo mantem o seu icónico motor original, mas numa versão convertido para ser usada com hidrogénio.
Duas propostas tentadoras para um futuro cada vez mais próximo, uma vez que se tratam de sistemas ainda em desenvolvimento, e que permitem aos maiores apaixonados e colecionadores de automóveis, ter uma alternativa viável e mais ecológica, para que os possam continuar a usar.
E para que não sejam considerados apenas carros de exposição, a Toyota apresentou um conjunto de vídeos onde podemos ver mais detalhes sobre estes dois protótipos únicos.
0 comentários