Os novos GR Yaris RZ com um toque de Sebastien Ogier e Kalle Rovanperä
O GR Yaris era, só por si, uma obra-prima da Toyota. O pequeno desportivo conquistou o mundo e vai, sem dúvidas, tornar-se num dos modelos icónicos da marca nipónica, talvez o último da era dos motores a combustão.
No Rallye Monte Carlo, a Toyota apresentou o GR Yaris RZ “High performance・Sébastien Ogier Edition” (Ogier Edition) e o GR Yaris RZ “High performance・Kalle Rovanperä Edition”, variantes exclusivas do evoluído GR Yaris, cortesia da TOYOTA GAZOO Racing (TGR). O lançamento na primavera está previsto para as vendas por sorteio de ambos os modelos nos pontos de venda da GR Garage em todo o Japão, com um limite máximo de 100 unidades para cada edição. Uma desilusão para os fãs do resto do mundo, com estes modelos a serem apenas comercializados no mercado japonês.
Estes modelos únicos, apresentados como concpet no Salão Automóvel de Tóquio de 2023, são versões especiais do GR Yaris, supervisionadas por Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä. Ogier, oito vezes detentor do título de pilotos do WRC, e Rovanperä, que assegurará títulos consecutivos do WRC em 2022 e 2023, contribuíram com os seus conhecimentos para o desenvolvimento.
O Presidente Akio Toyoda, também conhecido como Morizo, iniciou o projeto como um gesto de agradecimento aos pilotos, equipas, organizadores e fãs dos ralis. O desejo do Presidente era reconhecer aqueles que aperfeiçoam e elevam os carros Toyota através dos ralis, e este sentimento reflecte-se nas melhorias interiores e exteriores, com o controlo refinado da tração às quatro rodas.
Para além das atualizações estéticas e de desempenho, a TGR-WRT criou programas de experiências especiais concebidos para os compradores destes modelos de edição limitada. O objetivo é mergulhá-los no emocionante mundo do WRC, promovendo uma ligação mais profunda entre os entusiastas e a emoção dos eventos de rali, com experiência exculsivas nos bastidores da equipa na ronda nipónica do WRC.
A Sébastien Ogier Edition tem três modos de condução:
Modo MORIZO – Um modo ajustado por Ogier, que gostou desta distribuição da tração, derivada da condução extensiva do Presidente Toyoda, também conhecido como Morizo, que levou à sua adoção. Modo pensado para assegurar elevados níveis de tração sem perder a agilidade em curva.
Modo Seb – Para assegurar o desempenho em curva das rodas dianteiras e permitir o controlo do veículo utilizando a força motriz da roda traseira, a distribuição da força motriz à frente e atrás favorece as rodas traseiras. Isto não só proporciona uma sensação de unidade com o veículo, mas, ao permitir o controlo do veículo a altas velocidades, também contribui para tempos de corrida mais curtos.
Modo NORMAL – Este modo é o mesmo que o modo “NORMAL” no nível de acabamento RZ “High performance” do GR Yaris.
Já o Kalle Rovanperä Edition tem os seguintes modos de condução:
Modo DONUT – Para Rovanperä, que se destaca no drifting e nas curvas em “donut”, com a tração a ser aplicada ao máximo às rodas dianteiras e traseiras para garantir o controlo da derrapagem durante o drifting.
Modo KALLE – Este modo, através de um controlo que maximiza a utilização de um diferencial traseiro de velocidade constante instalado adicionalmente, permite balançar agressivamente a traseira do veículo ao entrar numa curva e puxar a frente do veículo utilizando o acelerador ao sair de uma curva, contribuindo para tempos de corrida mais curtos.
Modo NORMAL – Este modo é o mesmo que o modo “NORMAL” no nível de acabamento RZ “High performance” do GR Yaris.
A Edição Ogier é apresentada numa nova cor mate denominada “Matte Stealth Gray”. A Edição Rovanperä apresenta uma pintura de três tons, que é aplicada em motivos do designer do capacete que Rovanperä utiliza nos ralis. Também a asa traseira é diferente, com os pilotos a terem gostos diferentes.
Os autocolantes comemorativos da vitória no WRC estão fixados nos guarda-lamas dianteiros esquerdo e direito, comemorando a conquista do título de pilotos do WRC. A cor dos pontos do volante corresponde às cores da bandeira nacional do país de origem de cada piloto (França para Ogier; Finlândia para Rovanperä). Além disso, uma placa exclusiva comemorativa da vitória da TGR no WRC está montada no painel de instrumentos em frente ao banco do passageiro.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários