Os modos de condução são realmente úteis?
Hoje em dia é comum um veículo surgir com vários modos de condução à disposição. Uma detalhe estimulante que nos faz ter a noção de ter um carro que pode assumir várias caras. Os nomes podem mudar ligeiramente entre marcas, mas de forma geral são: Eco; Comfort; Sport; Normal. Mas serão realmente úteis?
Na verdade, nos modelos de segmentos inferiores, A e B, que também apresentam menores potências, geralmente as diferenças são imperceptíveis. O modo Eco castra tenuemente uma performance que já de si, por razões óbvias, não é gritante, e o Sport dá-lhe imperceptivelmente mais alma. Mas a variação efetiva na resposta e comportamento de um carro, na verdade, é mais de aparência psicológica, pelas opções à escolha, que real. Há mudanças, mas em muitos casos nem se pressentem, ou não trazem diferenças significativas à condução.
É a partir do segmento C que já começamos a ter outro nível de carros e aí as coisas mudam. Obviamente que as potências dos modelos também interferem com isto (ndr.: fica a ressalva que também há modelos de segmentos superiores com baixas potências, e aí tal não se aplicará), mas é mais fácil encontrarmos carros em que ao experimentarmos o modo Eco, Normal e Sport, sintamos diferença na forma como o motor disponibiliza potência, como a direção endurece e, em alguns casos, o comportamento fica mais confortável ou dinâmico, consequência da afinação da suspensão também se alterar. É também nos segmentos superiores que um modo Comfort trás mais valias às viagens, tornando os carros efetivamente mais agradáveis ao corpo.
Em resposta ao título do presente artigo, e para quem
procure um novo carro e dê importância a este ponto, em modelos de segmentos
inferiores e com potências humildes, os modos de condução são simbólicos, já se
caminharmos para carros de valores superiores, estas já podem ter uma atuação
que faça diferença à condução, e se justifiquem em si como um argumento que
pode pesar na balança.
É sempre importante fazer a ressalva de apresentarmos aqui uma visão de percepção generalizada, com as devidas exceções que poderão haver em marcas e modelos. Mas, de maneira genérica, esta é a realidade possível de encontrar na oferta no mercado nacional.
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