Os mais recentes resultados da Euro NCAP contam com o maior grupo deste ano
A Euro NCAP acaba de revelar mais um conjunto de resultados de testes de segurança dos modelos mais recentes a chegar ao mercado. E dos 16, 15 conseguiram a pontuação máxima de cinco estrelas.
Os relatórios mais recentes da Euro NCAP são os que incluem o maior grupo de automóveis deste ano, com 16 modelos em teste. Mas, além do segmento e do tipo de veículo, o que ficou mais claro foi mesmo a determinação de todos os construtores em conseguir a melhor solução de segurança para os seus modelos, de forma a superarem da melhor forma os (cada vez mais) exigentes testes de segurança da Euro NCAP.
Por entre os resultados dos testes de novembro, destaque para dois automóveis totalmente elétricos acabados de chegar ao mercado europeu, o Tesla Model S e o NIO ET7, que também conquistaram excelentes resultados nos testes do Green NCAP, além das cinco estrelas do Euro NCAP. Também totalmente elétricos e com cinco estrelas ficam o novo Toyota bZ4X e o seu irmão gémeo, o Subaru Solterra. E a este grupo, junta-se ainda o Hyundai IONIQ 6, com uma elevada pontuação de 97% nos que diz respeito à proteção de adultos. O único modelo a não conquistar as cinco estrelas nesta dose de resultados da Euro NCAP foi o DS 9, essencialmente devido a uma penalização no teste de colisão frontal, considerado demasiado agressivo para outros automóveis.
Os outros automóveis a conquistar o resultado de cinco estrelas foram o Honda Civic, os novos SUV Toyota Corolla Cross e os Nissan Ariya e X-Trail. Além destes, as cinco estrelas também foram atribuídas ao novo Renault Austral, ao Range Rover e ao Range Rover Sport. E na senda de modelos provenientes da China, além do NIO ET7, estiveram também presentes o novo smart #1 e o pequeno SUV WEY Coffee 02. Para finalizar, há ainda a considerar a renovação dos testes à Isuzu D-Max Crew Cab, que recebeu uma atualização no airbag de joelhos e conseguiu manter as suas cinco estrelas, mesmo com um conjunto de testes mais exigentes.
“Todos os construtores estão interessados em alcançar boas pontuações nos testes deste ano, uma vez que os protocolos do próximo ano serão ainda mais rigorosos, constituindo um maior desafio no desenvolvimento de novos veículos. Em 2023, e de acordo com a sua Vision 2030, a Euro NCAP irá concentrar-se numa série de novos aspetos. Por exemplo, estamos a implementar protocolos de travagem de emergência autónoma (AEB) para motociclos, bem como novos cenários de segurança passiva para peões e ciclistas, alargando a área onde estes dois tipos de utilizadores mais vulneráveis podem interagir com um veículo. Este é um progresso necessário em matéria de segurança para outros utentes da estrada, e estamos a colaborar estreitamente com a indústria para assegurar o cumprimento dos objetivos da Vision Zero e o cumprimento das exigências dos protocolos“, diz Michiel van Ratingen, Secretário-Geral da Euro NCAP.
0 comentários