Fuchs reforça aposta no desporto motorizado em 2025
Indústria europeia de fornecimento de veículos automóveis cortou 54 mil empregos em 2024

Os concept cars mais radicais de 2017

By on 17 Novembro, 2017

Um concept car é sempre um exemplar que associa arrojo e inovação. Modelos que podem trazer marcas de futuro, como novas tecnologias e conceitos. Nesse sentido, conheça alguns dos mais radicais modelos apresentados em 2017 – percorra a galeria em cima ou veja os tópicos em baixo.

André Duarte

Chrysler Portal: apresentado no Consumer Eletronics Show (CES), Las Vegas, tem uma autonomia de cerca de 400 km e as baterias podem ser carregadas em 50% em menos de 20 minutos através de um terminal de carga rápida. Conta com o nível 3 de condução autónoma;

Rinspeed Oasis: também apresentado no CES, o modelo é inspirado no robô R2-D2 da série de filmes “Guerra das Estrelas”. Frank Rinderknecht, atual proprietário da casa suíça, considera ser o futuro do automóvel elétrico e autónomo, construído para a selva urbana. O Rinspeed Oasis mantém o contacto do utilizador com a estrada, com muitas superfícies vidradas e um mini-jardim que pode ser transportado no carro;

Honda NeuV: faz parte de um conceito de mobilidade individual da marca e também foi apresentado no CES. É um mini protótipo elétrico com inteligência emocional, equipado com um sistema de inteligência artificial da Honda (Honda Automated Network Assistant). É capaz de monitorizar o condutor, detetar expressões faciais e tons de voz que indiquem cansaço, reagindo automaticamente. O NeuV é capaz de aprender hábitos e preferências do condutor e consequentemente sugerir percursos e atividades, estabelecendo assim uma relação entre Homem e máquina;

Volkswagen I.D. Buzz: foi revelado no Salão de Detroit. Pode percorrer cerca de 430 km com uma única carga. Está equipado com todos os elementos que lhe conferem o ‘dístico’ de autónomo – como radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Conta com um tablet que pode ser removido da consola central e para o abrir o condutor precisa apenas de aproximar o seu smartphone do carro. Conta com um sistema de recolha de dados de trânsito que vai armazenando em tempo real, de forma a melhorar a sua ‘atuação’ autónoma. O volante pode recolher para debaixo do tablier quando o modo autónomo é ativado;

Toyota Concept-i: apresentado no CES, o modelo aprende os gostos do condutor para criar um ambiente e uma forma de utilização que tragam mais prazer ao utilizador do carro, graças a um sistema de inteligência artificial adaptativo. O interface da inteligência artificial do Toyota Concept-i (Yui) é controlado através do painel de instrumentos, fazendo-se representar de várias formas antropomórficas de contacto, incluindo mensagens de texto, luz, cor e som para transmitir informação ao condutor, que pode escolher o quanto se envolve com a condução;

BMW i Inside Future: no CES a marca alemã mostrou um concept car focado primariamente nas possibilidades de design do habitáculo, de modo a que o carro autónomo possa ser partilhado por utilizadores diferentes, mantendo as especificações desejadas por cada um. Este estudo permitiu também à BMW exemplificar o funcionamento do seu sistema de comandos por holograma.- estes são projetados acima da consola central, mas a utilização pretende ser de fácil acesso a todos os comandos, que podem ser acedidos através do simples movimento de um dedo, sem necessidade de tocar em nenhum elemento físico, e acabando com a inestética era das dedadas num ecrã;

Airbus Pop.up: apresentado no Salão de Genebra, o modelo, concebido pela Airbus e Italdesign, foi o primeiro concept car a ser construído com enfoque na melhoria do trânsito nas cidades. Modular, elétrico e autónomo, se durante o percurso, por exemplo, existir muito trânsito, a cápsula com os passageiros ‘desconecta-se’ da base do veículo, seguindo pelo ar, convertendo-se num veículo elétrico auto-pilotado;

Volkswagen Sedric: O Sedric é a representação da visão de futuro da Volkswagen no capítulo da mobilidade. Este concept car foi desenvolvido a partir do zero para uma condução totalmente autónoma e conectada – o grande realce que a marca faz do modelo e que representa o futuro estratégico desta. Este é um automóvel que se conduz a si próprio, daí o significado de Sedric ser ‘self-driving car’. Com o Sedric a Volkswagen apresenta uma proposta de nível 5 de condução autónoma. Este modelo poderá ser um veículo para uso pessoal ou partilhado e o habitáculo é para quatro pessoas;

Flesby II: apresentado no Salão de Tóquio, o objetivo do modelo os danos provocados pelos acidentes rodoviários, como em caso de em contacto com um pião. O modelo é constituído por uma nova borracha conhecida por e-Rubber e têxteis. Estes componentes absorvem os impactos e ajudam a minimizar os possíveis prejuízos de um acidente;

Izuzu FD-SI: no Salão de Tóquio a marca mostrou um exemplo daquilo que podem vir a ser os camiões do futuro;

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)