Os 10 carros mais antigos do mercado

By on 25 Novembro, 2019

Sabemos que todos gostam de “rankings” e por isso o AUTOMAIS oferece-lhe o Top 10 dos carros mais antigos em comercialização no Velho Continente.

Idade não é um posto e apesar de significar experiência e saber acumulado, ser idoso não tem piada nenhuma. Nos automóveis a idade não ajuda, embora haja casos em que a longevidade é ditada pelo sucesso. Um contrassenso dos muitos que a indústria automóvel é fértil. Vamos lá, então, ao Top10.

1º – MORGAN 4/4 (1936)

A marca britânica tem modelo novos como o Plus6 (apesar do aspeto retro do carro) e até o “Three Wheller” é novo sendo uma replica do original. Mas o 4/4 Roadster merece o topo deste Top 10 porque é um carro que começou a ser comercializado em 1936 e até hoje não conheceu alterações que permitam dizer que é um carro diferente. Até o chassis em madeira se perpetua. Sim, é verdade que em 2005 recebeu uma renovação, mas não profunda o suficiente para lhe dizer que é um carro novo. E mesmo que fosse, integraria resta lista com mais de 15 anos de comercialização.

2º – LOTUS ELISE (1996)

O Elise tem recebido diversos “restylings”, mas a verdade é que o Elise é o mesmo carro há 23 anos e o principio também: leveza que oferece elevadas performances. Por isso, apesar de 23 anos de vida, o Elise continua um carro que desperta interesse nos amantes dos automóveis desportivos.

3º – VW CADDY (2004)

Outro exemplo de produto que tem vindo a mudar de face, mas o conteúdo continua o mesmo desde há 15 anos. Foi em 2004 que a VW quis entrar no segmento dos comerciais de passageiros onde dominavam os franceses. Rapidamente percebeu que os franceses não lhe dariam muitas chances e por isso mantém a presença no segmento, mas com um carro que continua a acumular liftings (2010 e 2015) mas não passa de um comercial com dezena e meia de anos.

4º – FIAT 500 (2007)

Quando o Trepiuno apareceu, ninguém deu muita atenção ao protótipo lançado pela Fiat que antecipava o nacimento de um dos carros mais sucedidos da casa de Turim, o revivalista 500. O estilo é tremendamente inspirado, o carro é deliciosamente giro por for e por dentro e continua a liderar vendas no segmento apesar de estar no mercado há 12 anos, sem grandes diferenças. Recebeu uma ligeira atualização em 2015 e só terá uma revolução maior quando se tornar um 500 elétrico. Mas o atual carro vai continuar até os clientes quererem com mais uma ligeira atualização e milhares de edições especiais mais os modelos Abarth. E pelo visto até agora, durará mais 15 anos. Ou mais!

5º – RENAULT KANGOO (2008)

O comercial da Renault está nesta lista com a segunda geração lançada em 2008 e que conheceu renovação estética em 2013. São 11 anos no ativo e apesar da renovação e de uma aplicação de novos motores, o Kangoo permanece o mesmo e só terá renovação em 2020, ou seja, cumprirá 12 anos no mercado.

6º – NISSAN GT-R (2008)

O GT-R irá conhecer novidades daqui a um par de anos, mas a verdade é que é mais antigo que o 370 Z (que também já tem sucessor pronto) tendo vindo a receber atualizações técnicas que sublinham o carácter. A Nissan descobriu que pode vender o mesmo carro se o alterar ligeiramente todos os anos, lançando uma moda que alguns levam muito a sério. Mas a verdade é que o carro tem 12 anos de vida e nem o estilo tem mudado.

7º – NISSAN 370Z (2009)

O 370 Z parece mais velho que o GT-R, mas não é verdade, pois surgiu um ano e meio depois daquele e não tem conhecido alterações de monta, não tendo nada a ver com o GT-R nem com o resto da gama Nissan. São dez anos que dentro em breve vão conhecer interrupção com um carro diferente que se aproxima mais do modelo original, o 240Z, que cujo lançamento celebrou este ano 50 anos de existência. Motor e chassis serão novos.

8º – LOTUS EVORA (2009)

Recordam quando um senhor azougado apareceu no Salão de Paris de 2010 com um plano perfeitamente megalómano que acabou no seu despedimento e na perpetuação dos problemas da Lotus. O Elise tem uma idade provecta, o Evora tem dez anos e é, neste momento, o carro mais jovem da gama Lotus. Felizmente a Geely tomou conta da casa de Hethel e parece que as novidades vão começar a jorrar dentro em breve. Mas sempre debaixo do lema de Colin Bruce Champman: “leve é o certo”.

9º – TOYOTA LAND CRUISER (2009)

Verdadeiros dinossauros, os jipes 4×4 puros e duros continuam a desaparecer, empurrados pelos SUV que parecem a mesma coisa cortesia da eletrónica. Mas a Toyota é tão grande que se pode dar ao luxo de agradar a meia dúzia de malucos que continuam a comprar jipes grandes e caros como filigrana. O Land Cruiser é disso exemplo, sendo tudo aquilo que não se deseja: enorme, tração integral com redutoras, enorme motor turbodiesel com 2.8 litros, enfim, um regalo! A sétima geração do Land Cruiser já cá anda há dez anos e recebeu dois retoques na maquilhagem para esconder as rugas da idade. E não vai desaparecer tão depressa. Ainda bem!

10º – MITSUBISHI ASX – (2010)

O ASX surgiu em 2010, ou seja, está a caminho da dezena de anos, sendo um SUV compacto que já recebeu três alterações, mas apenas de estilo. O último ASX recebe a frente familiar da Mitsubishi – está difícil á marca acertar com a frente dos carros! – com os faróis rasgados e os conjuntos de faróis de nevoeiro, indicadores de mudança de direção e luzes diurnas arrumadas em blocos retangulares por baixo de lâminas que seriam de sabre, mas mais parecem boomerangs. Tudo o resto está igual desde o lançamento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)