Opel revela o primeiro carro elétrico desenhado para os ralis
A base é o Corsa-e e a Opel deseja que o modelo seja utilizado num troféu que vai ser lançado na Alemanha.
Chama-se Corsa-e Rally, nasceu de uma cooperação entre a Opel e a ADAC (automóvel clube alemão) e vai ser a base de um troféu chamado ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira competição de ralis feita com automóveis puramente elétricos, que terá lugar em 2020.
Esta é uma parceria de sucesso pois mais de 100 jovens, de 18 países, serviram-se da ADAC Opel Rally Cup como trampolim para as suas carreiras. No passado foi o Opel Adam R2 a servir de base e alguns dos jovens deste troféu ilustraram-se no Campeonato Europeu de Ralis na classe R2. O Opel Adam será, assim, substituído pelo Opel Corsa-e Rally que debita 136 CV e 260 Nm de binário.
O troféu será disputado nas provas do Campeonato Alemão de Ralis e outros eventos selecionados, começará no Verão de 2020 e terá 10 provas até 2021, naquela que será uma “Super Season”. Quem obtiver as melhores classificações neste troféu, sobem de categoria e vão disputar o Europeu de Ralis Junior com um Opel Corsa R2, que está a ser desenvolvido. O preço de venda do carro estará bem abaixo dos 50 mil euros.
“A Opel tem, por tradição, ligações fortes com as provas de rali”, relembrou Michael
Lohscheller. “Podemos olhar para trás com orgulho e recordar numerosos sucessos,
incluindo sete títulos de Campeão Europeu e o título mundial em 1982 com Walter Röhrl e Christian Geistdörfer. Agora avançamos com motorização elétrica e o público vai ficar admirado com a ‘performance’ do nosso novo carro do troféu.”
Opel Corsa-e Rally – Principais características técnicas
Motor elétrico Síncrono
Potência 100 kW (136 cv)
Binário 260 Nm
Bateria Iões de lítio, 50 kWh
Transmissão Tração às rodas dianteiras, com diferencial Torsen
Suspensão McPherson à frente; molas e amortecedores de competição
Rodas Jantes 7×17; ET20
Direção Assistência elétrica
Travões Pinças de quatro pistões; discos ventilados, 232×28 mm à frente,
264×12 mm atrás;
Sistema de travagem com recuperação de energia;
Pressão hidráulica de travagem ajustável nas rodas traseiras;
Travão de mão hidráulico, de tipo ‘fly-off’
Chassis / Carroçaria Construção de baixo peso, com estrutura de segurança ‘roll-cage’
integrada;
Proteções inferiores para motor e transmissão;
Sistema de extinção de incêndio; abertura rápida de capô do motor e
tampa da mala
Sistema elétrico ESP, controlo de tração e ABS desativados;
Painel de instrumentos específico de competição;
Sistema especial de alerta de segurança para alta voltagem;
Opcional: ‘Tripmaster’ e faróis adicionais
Dimensões Comprimento: 4,060 m; Largura: 1,770 m (mais 5 mm do que na
versão de produção); Altura: 1,440 m (mais 5 mm); Distância entre
eixos: 2,540 mm (mais 2 mm)
Peso Aprox. 1400 kg
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários