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Opel renova motorizações do Astra à luz das novas normas de emissões

By on 16 Maio, 2018

A Opel continua a renovar as suas motorizações à luz da futura norma Euro 6d-TEMP. Cabe agora a vez ao modelo Astra, cuja gama de motores a gasolina e a gasóleo transita para o futuro padrão que entra em vigor só em setembro de 2019.

Registe-se que esta é a primeira vez que uma norma de certificação prevê medições em condições reais, efetuadas em estradas públicas. O ciclo de renovação no Opel Astra arranca com o motor a gasolina 1.6 Turbo de 200 cv de potência e o turbodiesel 1.6 Turbo D. A estreia está prevista na variante de carroçaria de cinco portas, seguindo-se a ‘station wagon’ Sports Tourer volvidas poucas semanas. As encomendas abrem em junho.

Com elevada potência de 200 cv e binário de 300 Nm – que está em linha com o de um motor Diesel – o 1.6 Turbo garante ao Astra acelerações de zero a 100 km/h em apenas 7,8 segundos e velocidade máxima de 235 km/h[1]. Para reduzir ao máximo possível as emissões de partículas, este renovado motor está equipado com um filtro especial de regeneração onde ocorre a oxidação das partículas aí acumuladas.

Por seu turno, o turbodiesel 1.6 Turbo D do Astra, com 136 cv de potência e 320 Nm de binário[2], passa a estar equipado com catalisador de redução seletiva SCR (Selective Catalytic Reduction), um sistema que minimiza as emissões de óxidos de azoto (NOx) graças à injeção de AdBlue nos gases de escape. A solução decompõe-se em amoníaco que se deposita no miolo da panela catalítica, com o qual os óxidos de azoto reagem e são reduzidos seletivamente a azoto e água.

Do mesmo 1.6 Turbo D existirá uma versão menos potente, com 110 cv. Os Astra Diesel Euro 6d-TEMP com SCR ficam a salvo de eventuais futuras limitações à circulação de veículos a gasóleo nos centros urbanos.

A rápida transição para o cumprimento da exigente norma Euro 6d-TEMP, à distância de mais de um ano da entrada em vigor, faz parte da estratégia da Opel para se posicionar como líder em redução de emissões. Os próximos passos serão dados com o lançamento, até 2020, de quatro modelos ‘eletrificados’, incluindo a nova geração Corsa, que terá uma versão totalmente elétrica. Em 2024, a Opel será uma marca totalmente ‘eletrificada’, oferecendo soluções híbridas ou elétricas em todos os modelos de passageiros, a par das versões com motores térmicos.

Leve, económico e dinâmico

O Opel Astra, eleito Carro do Ano 2016 na Europa e em Portugal, é um dos ‘bestsellers’ da Opel. Reconhecidos pela economia, pela agilidade e pelo conforto, os Astra ‘hatchback’ e ‘station wagon’ destacam-se pela eficiência a todos os níveis. Apesar de dimensões exteriores compactas, todos os ocupantes usufruem de muito espaço no habitáculo. A ‘station’ Sports Tourer consegue transportar até 1630 litros de bagagem, num compartimento cuja tampa pode ter comando elétrico à distância e sensor de pé.

Para além de numerosos sistemas de apoio à condução – Alerta de Colisão Dianteira Iminente com Travagem Automática de Emergência, Aviso de Saída de Faixa com Correção Ativa, entre outros – o Astra é o primeiro automóvel do seu segmento a oferecer faróis de matriz de LED. O sistema IntelliLux LED Matrix deste Opel é constituído por 16 segmentos de LED – oito em cada farol dianteiro – que adaptam continuamente, de forma totalmente automática, os feixes de luz de acordo com as condições de tráfego. Desta forma, o condutor do Astra pode circular sempre em ‘máximos’ sem encandear outros utilizadores da via.

Do equipamento do Opel Astra fazem parte, igualmente, sistemas avançados de informação e entretenimento com ecrãs táteis, comandados à distância no volante ou por voz. A plena compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto permite também operar telemóveis através dos sistemas de comandos por voz Siri e Google.

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