Opel GT (1968 a 1973): Inspiração americana
O Opel GT é um desportivo de dois lugares que a GM lançou em 1968, com uma carroçaria inspirada no Chevrolet Corvette. A GM envolveu-se bastante neste projeto, utilizando os préstimos de dois famosos estilistas: Clare McKichan (Chevrolet dos anos 50) e Chuck Jordan (Corvette Stingray e do Camaro de 1960). O GT só viveu seis anos, mas durante esse tempo foram comercializadas 103 463 unidades. Os primeiros GT possuíam um motor de quatro cilindros com veio de excêntrico à cabeça que, de acordo com as normas SAE americanas (mais generosas que a normas DIN), debitava 67 cv às 6000 rpm.A Opel oferecia como opcional uma unidade de 1.9 litros, também com quatro cilindros e que debitava uns mais interessantes 102 cv às 5400 rpm.
Porém, o cumprimento das normas antipoluição de 1971 levou a potência a descer até aos 83 cv. Uma versão dedicada exclusivamente ao mercado europeu era denominada GT/J e, graças a um equipamento menos rico,
era mais acessível. A caixa em todos os modelos era de quatro velocidades, existindo como opcional uma vetusta unidade automática de três relações.
O motor estava montado em posição central dianteira, a suspensão usava um sistema independente à frente e eixo rígido atrás, os travões eram de discos nas rodas dianteiras e de tambores nas traseiras e a direcção não possuía assistência. A característica que mais distinguia o Opel GT eram os faróis retrácteis, que se recolhiam rodando num eixo longitudinal através de um comando manual, colocado à frente da alavanca da caixa. O esforço necessário era de tal ordem que se dizia na época que era fácil reconhecer o dono de um GT: bastava olhar para os músculos mais desenvolvidos do braço direito…
O GT não tinha bagageira nem portão de acesso à parte traseira, pelo que a parca bagagem tinha de ser largada num compartimento situado atrás dos bancos e de acesso pelas portas laterais. Apesar de ter uma cotação entre os 9.500 euros (GT 1.1) e os 10.500 euros (GT 1900), os modelos colecionáveis são as primeiras 100 unidades feitas à mão durante 1969 e os GT com motor 1.1 litros que não foram além das 3 573 unidades produzidas.
0 comentários