Opel Grandland X: Primeiro modelo Opel híbrido plug-in
O Chief Executive Officer da Opel, Michael Lohscheller, presidiu à abertura do ‘stand’ da marca no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt com uma conferência de imprensa que contou com a presença do CEO do Groupe PSA, Carlos Tavares.
Perante centenas de jornalistas de todo o mundo, Lohscheller revelou a principal estreia mundial da Opel neste certame, o SUV Grandland X, e anunciou que este será o primeiro modelo da marca a ter uma versão com motorização híbrida ‘plug-in’. O CEO da Opel indicou também que a gama Grandland X receberá em breve um novo motor Diesel topo de gama e uma transmissão automática de oito velocidades.
«O nosso novo Grandland X em versão híbrida ‘plug-in’ constitui um excelente exemplo das oportunidades que nos esperam como membros do grupo PSA», afirmou Michael Lohscheller na conferência de imprensa. «Vamos manter-nos neste caminho», completou.
Outro modelo a ocupar o centro do palco da Opel em Frankfurt é o Opel Insignia. O dinâmico GSi dá continuidade à longa tradição da Opel em berlinas desportivas, ao mesmo tempo que a variante Country Tourer se revela na qualidade de nova opção para quem procura uma ‘station wagon’ de espírito aventureiro.
«Com estas três estreias mundiais, damos continuidade à fase mais intensa de lançamentos da história da nossa marca. Este ano acrescentámos modelos decisivos à nossa gama, como o elétrico Ampera-e, o ‘crossover’ Crossland X, o furgão especial Vívaro Life e o SUV Grandland X», explicou Michael Lohscheller em Frankfurt. «Todos nós, na Opel, estamos orgulhosos de pertencer agora ao Groupe PSA. Juntos, vamos criar um ‘champion’ europeu. E vamos fazê-lo continuando a tornar tecnologia ‘made in Germany’ acessível ao maior número de pessoas, fiéis à nossa assinatura de marca ‘ o futuro é de todos».
Opel Grandland X: SUV compacto dinâmico num mercado em expansão
O novo Opel Grandland X faz a síntese da elegância e do espírito de aventura, através de linhas dinâmicas, aparência moderna ‘off-road’, posição elevada dos bancos característica de um SUV e múltiplas tecnologias avançadas de segurança e conforto. O novo Opel oferece ainda um habitáculo muito espaçoso e bagageira de grande capacidade. São estes argumentos que fazem do Grandland X uma proposta especialmente competitiva no segmento dos SUV compactos. A estratégia da Opel é colocar o novo modelo no mercado com uma relação preço-desempenho especialmente atrativa.
Prova disso é a lista completa de tecnologias que fazem parte do equipamento de série, nomeadamente de sistemas avançados de apoio à condução como o Alerta de Saída de Faixa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Programador de Velocidade inteligente, Assistência ao Arranque em Planos Inclinados e infoentretenimento IntelliLink com múltiplas funções, para citar apenas alguns exemplos. O sistema eletrónico de controlo de tração IntelliGrip maximiza a aderência das rodas motrizes independentemente das condições do piso, seja em neve, lama, areia ou alcatrão molhado.
Importante equipamento de conforto são os bancos ergonómicos certificados pela agência alemã de especialistas AGR. E no inverno torna-se especialmente útil o aquecimento do volante e dos bancos dianteiros e traseiros. O espaço a bordo ganha com a longa distância entre eixos, que faculta cinco lugares confortáveis e uma grande bagageira com capacidade que vai de 514 a 1652 litros.
Neste domínio, o novo SUV da Opel rivaliza com as ‘station wagon’ compactas com as maiores malas. O comando da tampa é elétrico e pode ter sensor de pé para abrir e fechar automaticamente. Tal como em todos os Opel, o Grandland X está equipado com sistemas avançados de informação e entretenimento, compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay para integrarem funções de dispositivos móveis que lhes sejam ligados. Registe-se que o sistema de apoio em viagem e em emergência Opel OnStar faculta um ‘hotspot’ 4G de ligação à Internet1 e passou a oferecer os novos serviços de ‘assistente pessoal’ de procura de estacionamento2 e reserva de hotéis.
O novo Grandland X representa uma forte aposta da Opel no segmento dos SUV compactos, cuja influência na classe dos automóveis compactos cresceu de sete por cento no ano de 2010 para uns muito expressivos 20 por cento registados atualmente. O novo Grandland X é o terceiro modelo da linha X da Opel, juntando-se ao ‘bestseller’ Opel Mokka X e ao recém lançado Crossland X, que são ambos cerca de 20 centímetros mais curtos em comprimento. Simultaneamente, o Grandland X alarga ainda mais a variada oferta da Opel na popular classe dos automóveis compactos, do Astra ao Zafira.
Opel Insignia GSi: máximo desempenho, em berlina e ‘station wagon’
Mais preciso e mais eficiente. O novo Opel Insignia GSi – em formato berlina ou ‘station wagon’ – é a versão de elevadas ‘performances’ do novo topo de gama da Opel, dedicada quem sabe apreciar algo de especial. Com uma afinação de chassis orientada para a dinâmica, são múltiplos os pontos técnicos a merecerem destaque, desde os evoluídos motores até à mais recente tecnologia 4×4 com vectorização de binário.
A transmissão conta também com uma nova caixa automática de oito velocidades que pode ser comandada manualmente a partir de patilhas colocadas no volante. O novo Insignia GSi oferece à escolha duas motorizações de topo, uma a gasolina e outra a gasóleo, ambas 2.0 sobrealimentadas. As versões GSi extraem todo o potencial das melhores características que marcam a nova geração Insignia, nomeadamente o peso reduzido e o baixo centro de gravidade.
Assim, o Insignia GSi tem para oferecer uma ótima relação peso/potência e revela um excelente equilíbrio. Isso comprova-se no cronómetro. «O novo Insignia GSi com motor 2.0 Turbo a gasolina é claramente mais rápido numa volta ao NürburgringNordschleife do que o anterior Insignia OPC, que era mais potente», revela o Diretor de
Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek, ele próprio um ex-piloto, campeão alemão de Turismos. Uma das razões para tal prende-se com o peso, visto que a berlina GSi é 160 kg mais leve do que o OPC com motor 2.8 V6 Turbo.
O visual condiz com o desempenho. O para-choques dianteiro possui duas grandes entradas de ar e na tampa da mala surge um ‘spoiler’ de dimensões consideráveis, para gerar carga aerodinâmica adicional a velocidades elevadas. No habitáculo sobressaem bancos dianteiros de tipo ‘bacquet’ com certificação AGR, forrados a couro, que são exclusivos desta versão, e um volante com base plana ao qual foi acrescentado ‘grip’.
Opel Insignia Country Tourer: topo de gama com apelo ‘off-road’
A versão mais ‘aventureira’ do topo de gama da Opel está dotada de um sofisticado sistema de tração às quatro rodas e aparência inspirada no todo-o-terreno. Na essência, possui as mesmas qualidades do Grand Sport e do Sports Tourer. Criada com base na carroçaria ‘station wagon’, oferece muito espaço e menos peso por comparação com a anterior geração, graças a uma nova arquitetura. Fazendo jus à condição de topo de gama, o novo Insignia Country Tourer está equipado com tecnologia avançada que garante máximos níveis de conforto e de segurança. Contudo, apesar da sofisticação, está apetrechado para fazer frente a caminhos fora de estrada alcatroada, exibindo, com charme inegável, pormenores que conferem robustez adicional como as diferentes proteções de carroçaria a toda a volta.
Os sistemas de transmissão contam, naturalmente, com a opção da avançada tração integral com vetorização de binário e da nova caixa automática de oito velocidades que já haviam sido anunciadas para as variantes Grand Sport e Sports Tourer. Na ótica da versatilidade, uma diferença a favor do Insignia Country Tourer é a altura ao solo aumentada em 20 milímetros, que, a par do sistema de tração às quatro rodas, permite enfrentar estradões de terra com particular à vontade. A transmissão do novo Country Tourer, com vetorização de binário, surge como a solução mais avançada neste segmento de mercado.
Tal como o Grand Sport e o Sports Tourer, o Country Tourer está equipado com numerosos sistemas avançados de segurança e conforto, onde se contam igualmente os faróis de matriz de LED IntelliLux, cada um formado agora por 16 elementos de LED. A nova geração Insignia disponibiliza ainda ‘head up display’ de projeção no para-brisas, câmara 360 graus de ajuda nas manobras, programador de velocidade adaptativo com travagem automática de emergência e câmara dianteira com sistema de manutenção de faixa de rodagem com correção automática de direção. Também no topo do que existe neste segmento estão os sistemas de informação e entretenimento IntelliLink, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, bem como o sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários