Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades
Frontera: Já há preços para a nova proposta da Opel

Opel Corsa agora em versão híbrida

By on 11 Janeiro, 2024

Um dos modelos mais emblemáticos da Opel tem agora um argumento de peso para a economia. O novo Corsa surge com uma versão híbrida de 48V.

A Opel propõe, pela primeira vez, o novo Corsa com tecnologia híbrida, com um sistema inclui uma bateria de iões de lítio que é recarregada automaticamente em determinadas condições de condução e novos motores a gasolina de 1,2 litros e três cilindros com 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv, especialmente desenvolvidos para a aplicação híbrida. Os motores estão acoplados a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis velocidades e a um motor elétrico de 21 kW/28 cv.

Em comparação com o Corsa 1.2 similar não eletrificado com transmissão automática de oito velocidades pode poupar quase 1,0 l/100 km de combustível (cerca de 15%) e também reduzir as emissões de CO₂.

O motor elétrico também permite que o Opel Corsa seja conduzido de forma totalmente elétrica em distâncias de até um quilómetro em condições de reduzidas necessidades de binário (por exemplo, em manobras ou a menos de 30 km/h no trânsito citadino) e auxilia o motor a gasolina em aceleração, por exemplo, no arranque a partir de uma imobilização. Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga-se e o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. A bateria também armazena a energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa.

Esta nova versão conta com uma nova geração de motores a gasolina de três cilindros e 1,2 litros, especialmente desenvolvidos para a utilização em híbridos e para cumprir a norma de emissões Euro 6.4. Tanto o motor de 74 kW/100 cv como o de 100 kW/136 cv atingem o pico de potência às 5.500 rpm e desenvolvem um binário máximo de 205 Nm e 230 Nm, respetivamente, às 1.750 rpm. Para uma eficiência ideal, os novos motores funcionam no ciclo de combustão Miller. Este ciclo termodinâmico é possibilitado pelo turbocompressor de geometria variável, o qual melhora o desempenho a baixas rotações, e pela abertura variável das válvulas.

Junta-se a este conjunto uma nova transmissão de dupla embraiagem, eletrificada, de seis velocidades, que também foi concebida especialmente para aplicações híbridas. As passagens de caixa sem interrupção do binário são mais curtas e o conforto de utilização é superior. O bloco da transmissão aloja igualmente o motor elétrico, o inversor de corrente contínua e a ECU (Unidade de Controlo do Motor), otimizando o volume e o peso da unidade de tração e assegurando um excelente desempenho de

condução.

Esta tecnologia também dá um novo impulso à ofensiva de eletrificação em curso da Opel, através da qual a marca com o Blitz oferecerá pelo menos um modelo elétrico a bateria em cada linha de modelo até ao final de 2024. A partir de 2025, todos os novos modelos Opel serão totalmente elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)