Opel Astra celebra 30º aniversário
Numa altura em que esperamos pela chegada da nova geração do Opel Astra ao mercado, o modelo celebra o seu 30º aniversário.
Em 1991 a Opel decidiu terminar a história do Kadett para começar a de outro modelo: o Astra. O primeiro Astra, também conhecido por Astra F, foi bem recebido pelo público e contava com um completo sistema de segurança de última geração, onde se incluíam os tensores nos cintos de segurança dianteiros. Desde o lançamento em 1991 até 1997 foram produzidas cerca de 4,13 milhões de unidades do Astra F, carro este que ainda é o mais vendido da marca alemã.
Foi exatamente em 1997 que chegou o seu sucessor, o Astra G, que foi criado com uma filosofia “fora da caixa”. Isto porque, a segunda geração contou com a ajuda do programa de desenho assistido por computador (CAD), designado ALIAS, que tinha sido originalmente desenvolvido para filmes de animação por computador, tais como o famoso “blockbuster”. Este sistema permitiu que a equipa trabalhasse no design do novo modelo num ambiente virtual e tridimensional, uma novidade para a altura.
Só em 2003 é que chegou a nova geração do Astra, o H. Apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, foi rapidamente apreciado pelo público presente. De facto, a revista alemã “Auto motor und sport” indicou que este foi o modelo compacto mais apreciado do salão. Seis anos depois, a Opel “saltou” uma letra, o I, para que a mesma não fosse confundida com o número 1, ou seja, passou a adotar a letra J. Nesta geração ficou conhecido por utilizar tecnologias do Insignia, como os faróis AFL+.
Quanto à quinta geração, o Opel Astra K, manteve a tradição ao conquistar em 2016 o prémio de Carro do Ano tanto na Europa como em Portugal, carro esse que se mantém nos configuradores da marca até aos dias de hoje, mas que está prestes a ser substituído pela sexta geração que foi apresentada recentemente. Uma das grandes novidades será a utilização de uma motorização híbrida plug-in, algo nunca visto no modelo.
0 comentários