Bentley de estrada mais potente apresentado no Concours of Elegance em Tegernsee
Bentley Continental GT Speed: Luxo redefinido

O primeiro dos Bentley Batur, com o número “zero”, já está em estrada

By on 9 Dezembro, 2022

A primeira unidade dos Bentley Batur destinados a testes distingue-se pela carroçaria pintada no tom “Purple Sector” e acaba de dar início a uma sessão de testes pela Europa.

Depois de se ter apresentado oficialmente na passada edição da Monterey Car Week no passado mês de agosto e de ter passado por diversos eventos com a presença de clientes da marca, meios de comunicação e público em geral, os dois Batur de desenvolvimento estão agora a iniciar um intenso período de testes por estradas europeias.

Apesar de se tratar de uma série muito limitada de apenas 18 unidades, em que nenhum Batur será igual a outro, o novo processo exclusivo da Mulliner terá também de passar por um enorme conjunto de testes, de forma a assegurar os mais elevados padrões de desempenho e qualidade de todas estas unidades.

As atividades de validação incluem testes de durabilidade tanto para o motor como para o restante veículo, compatibilidade ambiental e simulação de luz solar, estabilidade a alta velocidade, aerodinâmica, ruído e vibração, bem como dinâmica de condução. Mais de 120 testes individuais no total cobrem todas as áreas, desde a qualidade do acabamento da superfície dos controlos da ventilação do tipo “organ stop” dourados até ao novo hardware e software do motor W12. Foram programadas mais de 58 semanas de validação de veículo entre os dois automóveis pré-série, complementando mais de 100 semanas de desenvolvimento do veículo já concluídas para validar o aumento de potência do motor, tornando o Batur no Bentley mais potente da história, com, pelo menos, 740 cv.

A primeira atividade para um dos Batur de desenvolvimento – Car #0 – é uma extensiva viagem de 2.500 quilómetros pela Europa para simular as condições do mundo real. O percurso tem início na Alemanha e percorre Itália, França e Espanha, antes de serem efetuados trabalhos de teste de alta velocidade em locais de prova. Quando estes trabalhos de campo estiverem concluídos, serão efetuados mais de 7.500 quilómetros de condução no mundo real antes de se iniciarem os testes ambientais. Em pouco menos de quatro semanas, o automóvel suportará 600 horas de carga solar – o equivalente a cinco anos num deserto do Arizona. Isto é particularmente importante para os novos materiais sustentáveis utilizados nos componentes exteriores, como uma alternativa à fibra de carbono.

O exemplar de desenvolvimento de engenharia – Batur #0 – teve o mesmo nível de atenção aos detalhes do que uma unidade especificada pelo próprio cliente. A pintura exterior é uma cor personalizada – Purple Sector – que proporciona uma cor vibrante profunda através das superfícies curvilíneas. A carroçaria é sublinhada pelos difusores frontais, saias laterais e difusor traseiro com um acabamento em fibra natural de alto brilho.

A frente do automóvel apresenta uma grelha de arte excecional – com a matriz principal com acabamento em Gloss Dark Titanium, acentuada com chevrons de contraste num padrão ombré horizontal que flui do tom Purple Sector ao centro e que gradualmente escurece para as laterais até à cor Black Crystal. A linha “capô sem fim” dispõe de acabamento Satin Titanium, tal como as jantes de 22’’ com os raios em Black Crystal Gloss e Satin a condizer com a grelha.

Uma pequena adição que os clientes não terão nos seus Batur, mas que pode ser vista no Batur #0, são as pequenas pontas de seta brancas encontradas nas extremidades dos painéis da carroçaria. Estes marcadores ajudam a dar feedback sobre o movimento do painel e qualquer forma de flexão enquanto o veículo está a realizar os testes de durabilidade.

Todos os 18 exemplares do Batur a serem entregues a clientes já estão reservados. Cada um deles está a ser concebido em colaboração com cada cliente, orientado pela equipa interna de design da Mulliner.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)