O “Pão de forma” do futuro, agora ainda maior
O VW “Pão de Forma” é um dos ícones do mundo automóvel. VW vai mostrar ao mundo a versão mais longa do clássico revisitado, com o nome ID. Buzz, que será apresentado no VW Bus Festival em Hanover no próximo fim de semana.
O VW Type 2 tornou-se sinónimo da cultura hippie e do espírito de aventura. A sua história remonta ao rescaldo da Segunda Guerra Mundial, quando o importador holandês da Volkswagen, Ben Pon, idealizou um veículo utilitário prático e versátil baseado no Volkswagen Beetle. O veículo rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo, servindo com a sua polivalência a servir famílias, empresas e fins recreativos. O seu design intemporal, com o seu esquema de pintura em dois tons e detalhes cromados, tornou-o um símbolo icónico de liberdade e aventura. O interior espaçoso, com capacidade para nove pessoas, tornou-o num favorito entre os viajantes e entusiastas. A produção continuou até 1967 na Alemanha, mas o veículo continuou a ser popular por todo o mundo.
Como os clássicos são sempre revisitados, o “Pão de Forma” está de regresso, agora como veículo elétrico. A 2 de junho de 2023, teve lugar a estreia mundial do novo ID. Buzz com maior distância entre eixos teve lugar – como parte do maior encontro de veículos VW deste tipo nos EUA, em Huntington Beach, na Pacific Coast Highway, perto de Los Angeles. A estreia europeia segue-se agora como parte do VW Bus Festival. Trata-se de uma homenagem aos fãs europeus. O primeiro ID. Buzz será entregue em 2024.
O design do ID. Buzz com maior distância entre eixos (LWB) foi criado em paralelo com a versão com distância entre eixos normal (NWB). No processo de desenvolvimento, já foi assegurado que ambos os modelos apresentassem as proporções harmoniosas e a clareza estilística típicas, apesar das suas diferentes distâncias entre eixos. A versão NWB tem um comprimento de 4.712 mm, a nova versão LWB mede 4.962 mm. O comprimento extra é conseguido através do aumento da distância entre eixos de 2.989 para 3.239 mm. Nas laterais, os 250 mm adicionais são distribuídos entre as portas deslizantes, que são 192 mm mais largas, e as áreas 58 mm mais longas entre os pilares C e as rodas traseiras. Ambos os modelos têm 1.985 mm de largura sem espelhos exteriores e até 1.927 mm de altura, consoante o equipamento.
Com quase cinco metros de comprimento e até sete lugares sentados, o ID. Buzz Long Wheel Base pode agora ser utilizado numa maior variedade de formas. O comprimento adicional cria espaço para uma terceira fila de bancos, para uma bagageira ainda maior, para uma nova e maior bateria de 85 kWh e, assim, para uma autonomia ainda maior. No inverno, uma nova bomba de calor aumenta a eficiência. Para além disso, o ID. Buzz será lançado com um motor elétrico igualmente novo de 210 kW (286 cv). O ID. Buzz atinge os 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Mas isso não é tudo. Foi anunciada para 2024 uma versão com tração integral (GTX) com uma potência de 250 kW (339 cv). O ID. Buzz GTX passará dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,4 segundos, permitindo uma entrada rápida nas auto-estradas. O conteúdo energético líquido da bateria de série é de 77 kWh (bruto: 82 kWh). Isto significa que a bateria de grandes dimensões é carregada de 10 a 80 por cento em apenas 25 minutos. Em casa ou em estações de carregamento AC, a bateria é normalmente carregada com 11 Kw.
O novo ID. Buzz com maior distância entre eixos oferece uma bagageira no formato típico . Na configuração de cinco lugares, o volume quando carregado até ao bordo superior dos encostos é de 1340 litros. Se o ID. Buzz Grande for carregado até à parte de trás da primeira fila de bancos, o volume aumenta para 2.469 litros. Mesmo com sete pessoas a bordo, a terceira fila de bancos do ID. Buzz pode ainda acomodar um volume de 306 litros.
0 comentários